CaminhõesTecnologia

Scania lança novo caminhão X-gas com 900 km de autonomia

A Scania está lançando o novo X-gas, caminhão desenvolvido no Brasil que é o primeiro com 900 quilômetros de autonomia movido a gás natural veicular e ou biometano. A montadora também confirmou a chegada em 2024 de mais uma opção de motor a gás com 460 cv de potência.

“Desde o lançamento da linha movida a gás ouvimos pedidos dos clientes para uma opção com maior autonomia. Está chegando este momento. Eles ainda pediam uma solução nessas características para poder operar em rotas mais longas e ganhar maior flexibilidade no abastecimento, já que o fornecimento do gás está avançando a cada ano. A cadeia do biometano, combustível 100% sustentável, também está se expandindo, porém em passos mais curtos. A Scania é quem começou a puxar esta tendência, e segue protagonista desde 2014, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público e distribuidores e produtores de gás e biometano”, declara Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Brasil.

O X-gas é baseado no G 410 8×2 chassi rígido, com motor de 410 cv de potência e torque de 2.000 Nm, sendo o propulsor mais potente no segmento 8×2, possuindo distância entre-eixos de 6.950 mm que permite acomodar nas laterais da longarina 16 cilindros de gás, sendo oito com capacidade de 118 litros e outros oito de 95 litros, resultando em um volume total de 406 metros cúbicos de gás que proporciona 900 quilômetros de autonomia. O caminhão pode carregar até 30 pallets, seguindo a lei, com implementos do tipo romeu e julieta (caminhão trucado mais um reboque), com capacidade de até 56 toneladas, ou na configuração 8×2 com 29 toneladas de peso bruto total combinado (PBTC).

Os cilindros são muito seguros, certificados pelo Inmetro, produzidos em material altamente resistente similar ao de ogivas de mísseis e possuindo três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Em caso de incêndio ou colisão, o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão, ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel, que é mais perigoso.

Os propulsores movidos a gás já são Euro 6 desde a chegada da Nova Geração em 2018, e permanecem com as mesmas potências, com foco nos motores de 410 cv e 340 cv, e são de ciclo Otto, similar ao utilizado nos automóveis, movidos 100% a gás natural, biometano ou a mistura de ambos, apresentando desempenho similar às versões movidas a diesel, porém mais silenciosos e muito menos poluentes.

Foto: Scania