Western Star lança novo caminhão extrapesado 57X

A Western Star, fabricante norte-americana de caminhões, anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento do seu novo caminhão extrapesado rodoviário 57X. O modelo apresenta design moderno e com aerodinâmica apurada, desenvolvida em túnel de vento para melhor fluxo do ar, redução do arrasto e consequente redução do consumo de combustível. Na frente do bicudo destacam-se os faróis com visual ao mesmo tempo agressivo e elegante, com luz diurna em LED. Os espelhos retrovisores foram desenhados para melhorar a aerodinâmica e aumentar a visibilidade ao seu redor.

No interior, o novo 57X traz volante com coluna totalmente ajustável, volante com controles muntifunção, painel digital customizável, opção de multimídia, sistema de conectividade, três porta-copos, com geladeira, cama e mesa retráteis na área de leito da cabine, além de três opções de cores dos assentos e outras partes do acabamento. O cavalo mecânico está disponível em versões de cabine leito com comprimentos de 1,52 metros e 1,83 metros, e tetos com opções de altura média e a mais alta Stratosphere.

O chassi foi desenvolvido pela Daimler, tendo passado por milhões de quilômetros de testes de resistência e eficiência, e as portas são em alumínio com estrutura em aço para auxiliar na redução do peso do veículo. O 57X compartilha projeto e vários componentes com o Freightliner Cascadia, pois as marcas fazem parte do mesmo grupo Daimler Truck, o que contribui para a redução considerável de custos de projeto, produção e manutenção pós-venda.

O novo cavalo mecânico da Western Star oferece opções de motores Detroit DD13 Gen 5, com 532 cv de potência, Detroit DD15 Gen 5, com 512 cv, e Detroit DD16, com 608 cv, acoplados a transmissões Detroit DT12, automática com 12 marchas, ou Eaton Fuller, manual com 10, 13 ou 18 marchas. O 57X é equipado com assistente de freio ativo e sensores que mantém o veículo na pista de rodagem e que alertam a presença de objetos no lado direito do veículo, entre outros recursos de segurança.

Foto: Western Star