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Volvo apresenta caminhão elétrico com células de hidrogênio

Dentro de seu compromisso de desenvolver soluções para zerar emissões de carbono, a Volvo apresenta seu novo caminhão elétrico com células de combustível alimentadas por hidrogênio, o que permite a geração de energia a bordo, emitindo apenas vapor de água pelo escapamento. O modelo equipado com essa tecnologia é um cavalo mecânico Volvo FH, que está em fase de testes de rodagem antes do lançamento no mercado, mas o sistema deverá ser extensível a outros veículos pesados da marca destinados a aplicações de longo curso ou severas.

“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Os caminhões elétricos a células de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel, de até 1 mil quilômetros, e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos, equipados com duas células de hidrogênio com capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes em operações reais com clientes começarão em alguns anos e o início da comercialização está prevista ainda para esta década, inicialmente na Europa.

A tecnologia é especialmente interessante para localidades onde ainda não exista uma ampla infraestrutura de recarga de baterias de veículos elétricos, como o Brasil, por exemplo. “Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas,” diz Roger Alm.

A tecnologia de células de combustível ainda está em fase inicial de desenvolvimento e apresenta alguns desafios, como o fornecimento de hidrogênio verde (produzido usando fontes de energia renováveis, como eólica, hidroelétrica e solar) em larga escala e a disposição de infraestrutura de reabastecimento de veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

As células de combustível para os veículos comerciais Volvo serão fornecidas pela Cellcentric, joint venture entre o Volvo Group e a Daimler Truck, que construirá uma das maiores unidades industriais da Europa para produção em série de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

“Esperamos que o fornecimento de hidrogênio verde aumente significativamente durante os próximos anos, já que muitas indústrias dependerão dele para reduzir o CO2. No entanto, não podemos esperar mais para descarbonizar o transporte. Então, minha sugestão para todas as empresas que atuam no segmento é começar a jornada com os caminhões elétricos já disponíveis. Em alguns anos, os veículos a células de combustível serão então um complemento importante para rotas mais longas e transportes mais pesados”, finaliza Roger Alm.

Foto: Volvo