Iveco Bus faz parceria com projeto de recarga elétrica sem fio

O Iveco Group, através de sua divisão Iveco Bus, fechou parceria com a empresa A35 Brebemi, que coordena o projeto de recarga indutiva para veículos elétricos, conhecido como “transferência de energia dinâmica sem fio” (DWPT, na sigla em inglês, Dynamic Wireless Power Transfer), apresentado em 10 de junho no circuito de testes Arena do Futuro, em Chiari, na província de Bréscia, na Itália. Além do Iveco Group, estão envolvidos na iniciativa outros parceiros industriais, universidades e intituições.

O projeto foi lançado em maio de 2021 pela mexicana Aleatica, operadora global de infraestruturas de transporte que atua com foco em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras, com objetivo de desenvolver e demonstrar a eficiência do carregamento de veículos elétricos através de correntes indutivas dinâmicas sem contato, permitindo que as baterias dos sejam recarregadas com os veículos em movimento com a utilização de uma tecnologia inovadora de bobinas instaladas sob o asfalto que transferem energia diretamente para as baterias.

A Iveco Bus contribuiu para o projeto com o ônibus E-Way elétrico de 12 metros de comprimento desenvolvido com conectividade para a tecnologia de recarga sem fio, que passa por testes realizados em um circuito fechado de asfalto com um quilômetro de extensão, alimentado por correntes indutivas de energia elétrica de 75 kW e rodando em velocidades superiores a 70 km/h em condições de teste muito próximas das reais de operação.

O carregamento dinâmico indutivo apresenta benefícios como maior eficiência energética nos veículos, redução do número de baterias, maior capacidade de carga e passageiros, maior vida média da bateria e diminuição do tempo de parada para recarga. A tecnologia que está sendo testada com a utilização de um ônibus, mas poderá ser empregada para todos os tipos de veículos 100% elétricos e elétricos com célula de hidrogênio.

“Nossa empresa está mais comprometida do que nunca em apoiar a transição energética, por isso foi natural para nós colaborar com este projeto trazendo nossa experiência de milhões de quilômetros percorridos por centenas de ônibus em situações reais de uso. A tecnologia de carregamento por indução também tem um potencial empolgante para veículos comerciais e pode se tornar uma plataforma de infraestrutura eficaz para todos os sistemas de mobilidade elétrica, não apenas veículos puramente elétricos. Estamos confiantes de que esta tecnologia pode contribuir efetivamente na transição para zero emissão, graças aos benefícios que oferece a todos os usuários”, finaliza Domenico Nucera, presidente da Iveco Bus.

Foto: Iveco