Thaco lança ônibus rodoviários no Vietnã com chassis Mercedes-Benz brasileiros

A Daimler Buses e a Truong Hai Auto Corporation (Thaco), fabricante de carrocerias de ônibus vietnamita e também representante da Mercedes-Benz no Vietnã, no sudeste da Ásia, fecharam acordo para lançamento naquele país de dois ônibus rodoviários, modelos 120S Seater Bus (convencional) e 120 SL Sleeper Bus (leito).

Os veículos são montados sobre chassis O 500 fabricados na unidade industrial da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), equipados com motores OM 457 com potências de 360 e 428 cv, que são embarcados para o Vietnã em CKD (veículo completamente desmontado) para a Thaco, que monta os chassis na sua fábrica em Chu Lai Truong Hai antes de receberem as carrocerias.

“Esse lançamento estava previsto para 2020 e foi postergado devido à pandemia da covid-19. O objetivo agora é voltar a atender de forma consistente os clientes do Vietnã, mercado para o qual exportamos nossos ônibus entre 2001 e 2006 e que pretendemos retomar, 14 anos depois, a partir da parceria da Daimler Buses com a Thaco. Para isso, já são 12 dealers envolvidos. Juntos, vamos levar a qualidade e a confiabilidade do produto brasileiro para esse importante mercado overseas”, declara Rogério Sousa, gerente de Vendas e Pós-Vendas para Exportação de Veículos, Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A negociação faz parte do plano de expansão da Daimler Buses no sudeste asiático, e o centro regional da montadora localizado em Singapura é o responsável pela intermediação dos negócios na região, que abrange 18 mercados que, além do Vietnã, incluem Malásia, Singapura e Filipinas, entre outros, contando com 622 milhões de habitantes, população maior do que a dos EUA (mais de 300 milhões) ou da Europa (mais de 500 milhões), ou seja, com grande potencial para comercialização de veículos para transporte coletivo.

O Grupo Daimler possui no sudeste da Ásia cinco plantas industriais montadoras de veículos comerciais em CKD na Indonésia, Tailândia, Vietnã e Taiwan, aproveitando as vantagens de possuir uma rede global de fábricas para fornecimento de kits e componentes, como é o caso dos chassis de ônibus produzidos pela Mercedes-Benz no Brasil. A companhia alemã amplia sua parceria com a Thaco, que já possui cooperação com a marca Mitsubishi Fuso, que também faz parte da Daimler Truck, aproveitando a ampla rede de pontos de venda e serviços para atendimento de clientes que a montadora vietnamita possui na região.

Foto: AutoPro