Campanha Zero Acidentes da Volvo destaca transportadoras que prezam a segurança

A Volvo do Brasil iniciou a campanha Zero Acidentes em outubro de 2021, com uma série de vídeos veiculados em seus canais no YouTube e nas suas redes sociais com depoimentos de executivos do setor de transporte rodoviário de cargas e passageiros que priorizam a segurança de trânsito e a redução de acidentes em suas operações. A ação da montadora, que já conta com 1,3 milhão de visualizações, tem como objetivo conscientizar para a importância de se evitar acidentes fatais com caminhões, ônibus e equipamentos de construção, e está alinhada com o tradicional compromisso da Volvo com a segurança.

“Segurança é um valor fundamental para a Volvo desde a fundação em 1927. Somos a marca que mais inova em tecnologias para evitar acidentes. Além disso, agimos também na mobilização do setor de transportes para esse objetivo. A visão Zero Acidentes é nossa visão de futuro com os veículos da marca”, afirma Marco Greiffo, head de Comunicação Corporativa da Volvo.

O mais recente vídeo, que já teve mais de 553 mil visualizações em pouco mais de um mês, contou com o relato de Igor Zveibrucker do Grupo ALP/Bessega & Marson, de Canoas (RS), referência no transporte de produtos químicos e combustíveis. “As inovações do veículo, além da segurança humana que a equipe da Volvo nos proporciona, trazem muita confiança”, destaca Zveibrucker, diretor geral da empresa, em depoimento no vídeo. O grupo investe pesadamente em capacitações para uma melhor condução, gerenciamento de riscos e produtos de alta tecnologia.

Os vídeos anteriores da campanha também obtiveram grande repercussão. O primeiro relato da série, com Ivan Camargo, da IC Transportes, de Sumaré (SP), também especializada no transporte de produtos perigosos, já conta com mais de 340 mil visualizações, enquanto o vídeo com a participação de Antônio Reinaldo, da TransAcácia Turismo, operadora de ônibus rodoviário de Maringá (PR), foi publicado em novembro e já soma 427 mil visualizações. Ambas as empresas declararam que a segurança oferecida pelos veículos Volvo é fundamental para garantir a eficiência e confiabilidade de suas operações.

Ao longo de 2022 estão planejados novos filmes, com empresas de diversos segmentos em que a marca atua. Lançada em 2021, a campanha de comunicação foi criada com intuito de destacar empresas que compartilham com a Volvo o escopo de zerar acidentes fatais e investem em gestão de segurança de tráfego rodoviário, seguindo os requisitos da ISO 39001, norma internacional que determina diretrizes de gerenciamento que proporcionam a redução do número de desastres através do controle de fatores de condução e do ambiente.

Dentro de seu reconhecido comprometimento com a segurança, através do desenvolvimento de produtos com sistemas que protegem vidas desde o lançamento do primeiro cinto de segurança de três pontos adotado num carro da marca em 1959, a Volvo também investe em constantes programas sobre o tema. Em 1987, a montadora lançou o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), com objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade na busca de soluções para aumentar a segurança e reduzir a quantidade e a severidade dos acidentes de trânsito. Além do Zero Acidentes, a Volvo também mantém iniciativas como o Atlas da Acidentalidade, o curso de auditor de ISO 39001 e o aplicativo Eu Rodo Seguro.

“Há quase uma década a Volvo trouxe a visão Zero Acidentes para o Brasil, fortalecendo nosso compromisso com a segurança. As empresas que seguem esse modelo conseguiram reduzir colisões e aumentar a produtividade de suas operações, reduzindo também prejuízos econômicos. Com esta ação de comunicação queremos divulgar ainda mais esse conceito e ampliar o alcance”, finaliza Greiffo.

Foto: Volvo