Mercedes-Benz Vans fecha parceria com a Fabet para formação de motoristas mulheres

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil realiza parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) para o curso de formação de motoristas mulheres para o transporte urbano de entregas com furgão que integra o programa Mulheres no Transporte da entidade. A iniciativa faz parte do compromisso da montadora em promover a inclusão profissional e social das mulheres no transporte rodoviário de cargas.

A montadora forneceu através de empréstimo uma Sprinter Street Furgão à instituição para ser utilizada nas aulas práticas do curso. O modelo permite condução com CNH B, categoria que tem tido grande demanda devido ao crescimento dos serviços de entrega no país, aquecido principalmente pelo e-commerce. O curso da Fabet faculta às participantes preparo técnico, consciência sobre segurança no trânsito, uso da inteligência emocional, habilidade no atendimento ao cliente, responsabilidade e compromisso profissional, entre outras aprendizagens.

“Essa ação reflete os valores de marca e o nosso compromisso em mudar para melhor a vida das pessoas por meio de nossos produtos. Apoiando esse curso com a Sprinter, colaboramos diretamente para a formação de mulheres motoristas com conhecimentos que vão além da parte técnica, atuando também na autonomia para que elas iniciem suas carreiras no transporte como pessoas especializadas e preparadas para os desafios da profissão”, afirma Carlos Garcia, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

O curso da Fabet tem duração de 6 dias, com aulas de segunda a sábado, totalizando 88 horas entre aulas teóricas e práticas com a condução do furgão, com turmas de no máximo 16 participantes, para as quais a fundação disponibiliza serviços de apoio como alojamento e refeitório durante o curso. Fundada em 1997 pelo SETCOM (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense), na cidade de Concórdia (SC), a Fabet surgiu com o objetivo de oferecer treinamento para motoristas de caminhões pesados e semipesados, e atualmente realiza a capacitação para todos os profissionais das empresas do segmento rodoviário de cargas e passageiros, contando também com uma filial em Mairinque (SP).

“É fundamental ter uma Sprinter Furgão nas aulas práticas. Para o desenvolvimento da competência técnica é necessário aliar teoria e prática, aplicando os conceitos da direção segura, eficiência e economia na operação. Sendo assim, sem as atividades com o veículo não seria possível realizarmos o treinamento. Graças a essa importante parceria da Fabet com a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil agora podemos oferecer essa formação”, finaliza Salete Argenton, gerente da Fabet SP.

Foto: Mercedes-Benz