Acompanhamento de carga: qual a importância para sua empresa?

O acompanhamento de carga é uma atividade importante e deve ser considerada durante as operações, principalmente no transporte de cargas. O planejamento e o mapeamento de todo o processo logístico são de suma importância para a produtividade da empresa. Por isso, as mercadorias precisam ser acompanhadas de ponta a ponta.

Além do armazenamento, os custos de envio são um dos maiores custos logísticos. Portanto, esse é um processo importante para a empresa, pois afeta diretamente o valor do produto final e a lucratividade da empresa. Sob o mesmo ponto de vista, o rastreamento de fretes é essencial para responder com agilidade aos clientes que cada vez mais exigem entrega rápida, baixo custo, comunicação rápida e eficaz.

Neste artigo, falaremos sobre o acompanhamento de carga, sua importância e como essa atividade é realizada. Continue lendo e aproveite a leitura!

O que é acompanhamento de carga e qual sua importância?

O planejamento no transporte é muito importante e o objetivo do gestor é melhorar a eficiência de entrega e reduzir custos. No entanto, esse propósito só é eficaz se houver o acompanhamento de carga. Essa atividade significa usar a tecnologia de rastreamento para monitorar a embalagem e garantir a segurança durante o transporte até o local de entrega informado pelo cliente. Quando o status da compra é atualizado, proporciona uma experiência satisfatória para o cliente.

Para isso, pode ser utilizado um sistema que faz o rastreamento de cargas. Com o acompanhamento de carga, a empresa consegue ter informações detalhadas, como a previsão de chegada e o posicionamento de fila, detalhes importantes para atender a necessidade de previsibilidade de entrega da mercadoria.

Qual a importância do acompanhamento de carga?

Uma das principais funções da logística é entregar os produtos aos clientes na quantidade, hora e lugar corretos, com o menor custo possível. Contudo, caso falhas ocorram, a imagem da empresa pode ser manchada e sofrer com prejuízos econômicos. Afinal de contas, atrasos na entrega do produto são um mau sinal.

Incidentes desse tipo ocorrem muitas vezes e estão geralmente relacionados a erros de processo logístico e planejamento. Infelizmente, existem problemas técnicos e eventos inesperados. No entanto, o erro humano é consequência de problemas como atrasos no envio e na perda de mercadorias ou produtos encomendados.

A falta de otimização de recursos, da movimentação de cargas e a falta de tecnologia adequada para planejamento de rotas e entregas são exemplos de fatores muito comuns que contribuem para o aumento das taxas de frete.

Como esse rastreamento pode ser feito?

Além de avaliar se o planejamento de rotas está sendo seguido, o acompanhamento de carga permite que as transportadoras forneçam aos clientes informações em tempo real sobre seus fretes. Assim, também é possível ter conhecimento de todos os eventos que podem afetar o prazo definido. Outra questão é a prevenção de furtos, roubos e sequestros nas estradas. Essa medida pode fornecer dados mais precisos sobre a localização do veículo e contribuir para a investigação.

Abaixo estão alguns dos mais importantes e comuns dispositivos usados no acompanhamento de cargas:

Celular — muitas empresas ainda realizam o monitoramento por meio do contato direto com o motorista;
Câmera — é possível monitorar o veículo utilizando uma câmera que grava imagens durante a condução. Em alguns casos, a implementação deste tipo de sistema envolve o uso de GPS;
GPS — um dispositivo GPS no veículo para obter sua posição em tempo real.

A partir de agora, o gestor da frota pode agir, tentar entrar em contato com o motorista ou utilizar um sistema de rastreamento de carga. Assim, caso ocorra um roubo, por exemplo, as autoridades são acionadas e as informações de localização do veículo auxiliam na recuperação do veículo e da carga transportada, reduzindo perdas.

Da mesma forma, o monitoramento de carga fornece dados para ajudar o gestor a entender o que sua empresa precisa otimizar no transporte, como as rotas e o consumo de combustível. Então, como você pode ver, o acompanhamento de carga é muito importante para os gestores de frotas e transportes e pode trazer alguns benefícios para as empresas e seus clientes.

Com plataformas digitais de logtechs como a goFlux, é possível realizar o acompanhamento de cargas com transparência e total compliance. Assim, a atividade proporciona rapidez, praticidade e centralização.

Por: Rodrigo Gonçalves/goFlux | Foto: Adobe Stock