A cubagem influencia no valor do frete, saiba como calcular

A cubagem é o processo que todas as empresas que atuam com transporte de cargas precisam realizar. O termo cubagem é amplamente utilizado na logística, principalmente na etapa de distribuição. Contudo, este não é apenas um método de medição da capacidade de carga, mas também proporciona informações úteis para questões importantes, como o carregamento do veículo e cálculo do valor da carga.

Conceituando, trata-se da relação entre o peso de uma carga e o espaço que ocupará em um veículo. Quando se fala de transporte, o custo é determinado pelo cálculo do maior peso, tanto real quanto cubado. Além disso, seu impacto na carga e, mais importante, seus cálculos são fundamentais para o bom funcionamento do negócio, a lucratividade da empresa e o sucesso do plano logístico.

Neste artigo, você saberá o que é cubagem e como ela influencia no valor do seu frete. Aproveite a leitura!

Qual a importância da cubagem de carga?

O cálculo da cubagem no segmento de transporte visa maximizar a capacidade de carga de cada modal utilizado, tanto em termos de espaço ocupado como de peso da mercadoria. Em suma, o cálculo garante equilíbrio e, sem isso, o veículo pode transportar mais do que sua capacidade, cargas pesadas em espaços apertados ou ocupar um grande volume com produtos leves.

Isso ajuda as empresas a melhorarem a eficiência do carregamento e o planejamento financeiro, pois os preços das cargas são mais justos e racionais.

Como a cubagem afeta o frete?

O cálculo da cubagem tem efeito direto no frete, pois a carga não é vantajosa apenas por suas dimensões, podendo ultrapassar o limite de peso ou transportar mercadorias com espaço vazio no veículo. Assim, o cálculo da carga é baseado no peso total da carga e no peso do cubo, utilizando o maior valor entre eles.

Por isso, o melhor é pensar em embalagens mais econômicas e otimizadas, pois todo o peso de um cubo pode ter um impacto significativo nas finanças de uma empresa. Como você pode ver, o cálculo da cubagem é uma etapa muito importante no processo de transporte de mercadorias.

Um preço de frete mais justo melhora a eficiência dos serviços oferecidos e permite que você concorra por preços mais competitivos no mercado. Contudo, a cubagem não é a única coisa com que as empresas precisam se preocupar. Sob o mesmo ponto de vista, a gestão de frota pode produzir excelentes resultados.

Como é feito o cálculo?

O cubo é calculado multiplicando os metros cúbicos pelo fator de cubagem, sendo muito importante no transporte de cargas. Este parâmetro é usado para representar os metros cúbicos do caminhão e se define no que é considerado ideal para o transporte de cargas. Cada modal tem um peso como critério, como o rodoviário, que pode ser de 300 kg.

Veja um exemplo prático:

Uma carga pesa 3.000 kg e pode ser composta por 6 caixas, cujas medidas são 4,0 m de largura x 4,0 m de comprimento e 4,0 m de altura. Assim, o conjunto ocupa:

• Volume = 6 x (4,0 x 4,0 x 4,0)
• Volume total = 384 m³

Para transformar os 384 m³ em peso, multiplique a metragem cúbica pelo critério de cubagem do transporte rodoviário (300 kg):

Peso cubado (PC) = volume total x fator de cubagem

• PC = 384 x 300
• PC = 115.200 kg

Logo, essa carga ocupará 115.200 kg no veículo.

A cubagem é ainda mais importante para cargas leves que ocupam muito espaço, como máquinas de lavar, móveis e eletrodomésticos. Nesse ponto, uma atenção especial também deve ser dada ao volume da carga, permitindo cálculos mais precisos.

Se uma carga for líquida, altere as dimensões dos contentores que serão usados para transporte. Também é aconselhável que o líquido a ser transportado preencha totalmente os tanques para que os resultados do cálculo sejam o mais realistas possível.

Esperamos que você tenha compreendido a influência da cubagem no valor do frete e como calculá-la corretamente.

Por: Rodrigo Gonçalves/goFlux | Foto: Freepik