VW celebra 5 mil caminhões Meteor emplacados em menos de dois anos
A VW Caminhões e Ônibus comemora o sucesso do seu caminhão extrapesado Meteor, que superou o marco de 5 mil unidades emplacadas no Brasil, em especial no estado de São Paulo, com quase mil veículos adquiridos por vários clientes, e Minas Gerais, com cerca de 600 unidades. O VW Meteor 29.520 é um dos modelos mais procurados e já figura no ranking de vendas dos cavalos mecânicos mais vendidos do país.
“Quando lançamos os VW Meteor em setembro de 2020, sabíamos da tendência de crescimento do mercado brasileiro de extrapesados e resolvemos inovar. São um sucesso absoluto e não poderia ser diferente. Pois são o resultado de toda a nossa expertise em mercados emergentes, com produtos sob medida e o conceito de ‘menos você não quer, mais você não precisa’. Que venham os próximos mil”, declara Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VW Caminhões e Ônibus.
O projeto do Meteor é baseado no MAN TGX, dentro da estratégia de sinergia entre as marcas do Grupo Traton, porém desenvolvido pela engenharia da fábrica de Resende (RJ), em parceria com o time europeu, com total foco nas condições de operações brasileiras, oferecendo robustez para atender aplicações de longas distâncias em rodovias em um país continental com diferenças de clima e em estradas secundárias com condições severas nos setores do agronegócio e mineração, além da redução do custo operacional graças ao maior índice de nacionalização de componentes em relação ao TGX, incluindo o motor, que passou a ser fabricado no Brasil pela unidade industrial da MWM em São Paulo (SP).
Assim como já ocorre atualmente com outros modelos do portfólio da marca, a VW já se prepara para a internacionalização do Meteor, inicialmente na Argentina, onde começará a ser comercializado o Meteor 28.460 6×2 no segundo semestre de 2022, e depois deverá continuar a expansão nos mercados da América Latina e até em outros continentes do mundo, como já acontece com os modelos Delivery e Constellation.
O Meteor é um cavalo mecânico extrapesado premium, contando com uma das mais espaçosas e confortáveis cabines do mercado, que proporciona ótimas condições de trabalho para o motorista, que conta ainda com um painel ergonômico com todos os comandos à mão e com a plataforma digital de serviços RIO, com telemetria e conectividade, que, através de relatórios e soluções sob medida para cada tipo de operação, proporciona a redução do custo total de operação (TCO) em mais de 5%.
O extrapesado da VW é oferecido nas versões 28.460 e 29.520, com motores MAN D26 de 13 litros com 460 cv e 520 cv de potência, respectivamente, acoplados à caixa de transmissão automatizada VW ZF TraXon com 12 e 16 marchas, configurações de tração 6×2 e 6×4 e opções de entre-eixos de 3.200 mm, 3.400 mm ou 3.600 mm, apresentando assim condições de atender aos mais diversos tipos de implementos rodoviários e aplicações de transporte.
O VW Meteor conta ainda com opção de oito bolsões de ar em ambas as versões trucada e traçada. A suspensão pneumática do modelo apresenta um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo, permitindo a redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também pode programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante a carga ou descarga do veículo, através de controle remoto de dentro da cabine do bruto.
O design externo do Meteor é aerodinâmico, o que resulta em redução de consumo de combustível, e moderno, alinhado com as atuais tendências globais e com o estilo da marca VW, com elegante grade horizontal com frisos cromados que remetem ao design frontal de carros e SUVs da montadora, dentro do conceito de “family feeling” do design automobilístico. O Meteor chegou para complementar o portfólio da marca e contribuir com a expansão global da divisão VW Truck & Bus determinada pela Traton.
Foto: VWTB