Toyota terá van grande derivada da Fiat Ducato na Europa

A Stellantis NV e a Toyota Motor Europe NV anunciaram nesta segunda-feira (30) acordo de ampliação de parceria para a fabricação de uma nova van comercial, inclusive com uma versão 100% elétrica. A Toyota já possui outros dois modelos, dentro do acordo de compartilhamento de carrocerias entre as montadoras, que formam sua linha de comerciais leves na Europa, sendo um compacto e um médio. A colaboração entre as empresas começou em 2012, com o início da produção da primeira geração do Toyota Proace.

A nova van grande da Toyota deverá utilizar a mesma carroceria dos modelos Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Citroën Jumper e Ram ProMaster (esta última vendida apenas na América do Norte). O novo veículo será produzido nas plantas industriais da Stellantis em Atessa, na Itália, e em Gliwice, na Polônia, e a previsão de lançamento é para meados de 2024. Ainda não foram informados quais serão os motores a combustão utilizados no modelo da Toyota, mas é bem provável que aproveite a mesma motorização das versões Fiat, Peugeot e Citroën. O acordo para a produção comum de veículos comerciais entre a Fiat e a Peugeot existe desde 1978, através da joint-venture Sevel, com fábricas em Atessa (Itália) e Lieu-Saint-Amand (França).

“A excelência operacional é, por definição, reconhecida nesta expansão do acordo. Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica construída para atender a uma ampla gama de necessidades. Este acordo fortalece nossa liderança na UE30 para veículos comerciais leves e veículos de baixa emissão, e nos coloca um passo mais perto de alcançar nosso plano Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais leves, em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade”, declara Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Estamos satisfeitos por podermos ampliar esta parceria de sucesso através da introdução de uma nova van comercial de grande porte. Representa uma adição importante e completa na nossa linha comercial leve para os clientes europeus da Toyota. O novo veículo comercial leve representará uma contribuição fundamental para as metas de crescimento da Toyota para sua linha geral de veículos comerciais leves, juntamente com a picape Hilux, o Proace e o Proace City, permitindo que a Toyota forneça uma solução de mobilidade em todos os segmentos do mercado de veículos comerciais leves”, finaliza Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.

Foto: Fiat