Iveco T-Way europeu conquista o prêmio iF Design 2022

O caminhão off-road T-Way da Iveco foi contemplado com o iF Design Award, um dos mais prestigiosos prêmios internacionais na área de design, na categoria “Heavy Truck: Industrial Design” (Caminhão Pesado: Design Industrial). O modelo foi escolhido pelo juri do prêmio, composto de 120 especialistas internacionais independentes, pelo seu estilo elegante, mas ao mesmo tempo robusto e funcional.

“Nós ficamos muito honrados que o Iveco T-Way tenha sido selecionado pelo prestigioso iF Design Award. Seu design combina robustez, confiabilidade, eficiência e centralidade no motorista, efetivamente mesclando função com estilo. Este reconhecimento segue-se aos recentes elogios adicionais para o Iveco T-Way nos últimos seis meses, incluindo a conquista do cobiçado German Design Award pelo ‘Excelente Design de Produto’ concedido pelo Conselho Alemão de Design e o prestigioso Red Dot Award para ‘Design de Produto’ de 2022”, declara Marco Armigliato, chefe de design do Iveco Group.

O design externo do Iveco T-Way foi idealizado para aplicações severas, com maior altura do solo, chassi construído em aço de 10 mm de espessura e para-choque dianteiro reforçado e que oferece ótimo ângulo de ataque em terrenos com aclive acentuado em operações fora de estrada como mineração e construção pesada. Internamente, a cabine oferece um conceito centrado no motorista, visando a proporcionar facilidade de operação e conforto, com boa ergonomia, tecnologia embarcada e conectividade avançada. O painel foi desenvolvido com foco nas necessidades do condutor, com comandos de fácil alcance agrupados por função e tela multimídia que pode ser virada para o motorista, e com acabamento inspirado nos padrões automotivos, mas adaptados para a aplicação off-road.

O caminhão, disponível com chassis rígidos com diversos entre-eixos e configurações de tração 4×4, 6×4, 6x4x4 (com último eixo direcional), 6×6, 8×4 e 8×8, oferece opções de motores FPT Cursor de 9 litros, com potências de 340 e 360 hp, e de 13 litros, com 410, 450 e 510 hp, acoplados à nova transmissão automatizada ZF Hi-Tronix, com opções de 12 e 16 marchas, desenvolvida especialmente para operação fora de estrada. Na nova suspensão traseira, desenvolvida especificamente para aplicação pesada, o modelo recebeu também novos discos de freio. O modelo pode receber diversos implementos vocacionais, como caçamba, betoneira e munck, além de uso militar desenvolvido pela divisão Iveco Defence Vehicles.

O T-Way faz parte da nova geração de extrapesados da Iveco lançada na Europa, que inclui também o novo S-Way, modelo destinado a operações rodoviárias de médias e longas distâncias, que também conquistou o iF Design Award em 2020. Ainda não há previsão oficial da montadora sobre a chegada da nova família de caminhões da marca ao Brasil, mas o S-Way já foi flagrado com camuflagem em testes de rodagem nas imediações da fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG).

Os vencedores do iF Design Award 2022 foram anunciados em cerimônia no dia 16 de maio de 2022 no teatro Friedrichstadt-Palast, em Berlim, onde Armigliato recebeu o prêmio em nome da Iveco. Criado em 1953, o iF Design Award é uma certificação que reconhece os projetos mais bonitos, funcionais e inovadores no âmbito do design em diversas categorias, que vão desde o design gráfico, passando pelo segmento de máquinas industriais e indo até projetos de arquitetura, entre várias outras modalidades.

Fotos: Iveco