DHL adquire 44 caminhões elétricos Volvo na Europa

O Deutsche Post DHL Group fechou a compra de 44 caminhões elétricos da Volvo Trucks, sendo 40 unidades dos modelos FE Electric e FL Electric para operações de entregas de encomendas em regiões urbanas, e outros 4 caminhões FM Electric destinados a realizar rotas mais longas no transporte regional do Reino Unido. A iniciativa faz parte do plano da empresa de acelerar a transição para veículos elétricos pesados dentro de sua meta de adotar um transporte com zero emissões.

Os primeiros veículos serão 6 unidades pela DHL Parcel UK e dois pela DHL Freight, o que resultará numa redução de cerca de 600 toneladas anuais de CO2, com economia de cerca de 225 mil litros de diesel no mesmo período.

“Estamos comprometidos em atender à crescente demanda dos clientes por soluções verdes e sustentáveis. Nossa meta é atingir zero emissões líquidas até 2050. Como fornecedor de serviços de logística, a conversão de nossa frota de pesados é um vetor importante para evitar emissões de CO2 no transporte. Várias de nossas divisões se beneficiarão deste acordo com a Volvo Trucks”, declara Pablo Ciano, vice-presidente executivo de desenvolvimento corporativo da Deutsche Post DHL Group.

A DHL utiliza em caráter de testes, desde novembro de 2020, um caminhão elétrico Volvo em Londres, que faz entregas de última milha no distrito comercial de West End, sendo o primeiro caminhão pesado comercial totalmente elétrico para logística urbana no Reino Unido. Os bons resultados com a operação do veículo fizeram com que a DHL decidisse acelerar a transição para meios de transporte de emissão zero.

O acordo entre Volvo e DHL envolve a adoção de novas tecnologias da montadora sueca e atividades de desenvolvimento conjunto no campo da eletrificação, o que inclui a análise pela engenharia da Volvo Trucks das operações de transporte da DHL, com o objetivo de garantir a implantação bem-sucedida de soluções de transporte elétrico para a aplicação.

Atualmente, a Volvo Trucks é líder do mercado de caminhões elétricos pesados na Europa, com uma participação de 42% em 2021. Em 2019, a marca foi uma das primeiras do mundo a iniciar a produção em série desse tipo de veículo, fornecendo-os para vários clientes na Europa, América do Norte e Austrália. Para o mercado norte-americano, a Volvo desenvolveu o caminhão bicudo VNR Electric.

“A DHL é um importante provedor de logística global, comprometido em diminuir seu impacto nas mudanças climáticas. Juntos, podemos fazer a diferença. Estou orgulhoso por esta parceria para alcançar metas baseadas em ciência, reduzindo emissões de CO2 no transporte”, destaca Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Foto: Volvo