Peugeot apresenta Partner Rapid, gêmeo do Fiat Fiorino

A Peugeot anunciou o lançamento do minifurgão Partner Rapid nesta quinta-feira (12). O modelo é o primeiro produzido no Brasil que compartilha projeto entre marcas do Grupo Stellantis, já que é basicamente um Fiat Fiorino comercializado com a marca do leão, como já havia sido informado em notícia anterior.

O Partner Rapid chega para ampliar o portfólio de comerciais leves da Peugeot, que já não tinha mais um furgão compacto com a saída de linha do Partner, multivan furgão que vinha importado da Argentina. A solução da Stellantis foi aproveitar o Fiat Fiorino, com produção nacional na linha de montagem do grupo em Betim (MG), para desenvolver um minifurgão para a Peugeot, mantendo o mesmo nome Partner do modelo argentino, mas com o acréscimo do subnome Rapid para diferenciar.

“Com o início das vendas do Partner Rapid, a marca passa a entregar ao consumidor uma ampla oferta de comerciais leves, capazes de atender a todas as demandas de empresas e profissionais diversificados, com motores e equipamentos tecnológicos consagrados como os mais avançados do mercado”, declara Katia Ribeiro, head de veículos utilitários da Peugeot.

De janeiro a abril de 2022, a Peugeot registrou crescimento de 17% em volume de vendas do mercado de veículos utilitários leves (VUL), em comparação com o mesmo período do ano passado. Atualmente a Peugeot conta com 7,4% de participação neste segmento que tende a continuar com crescimento este ano, estimulado pelo aumento do trabalho autônomo e pela movimentação de pequenas cargas nos centros urbanos aquecida pelo e-commerce, e o novo Partner Rapid contribuirá com o aumento ainda maior das vendas da gama de comerciais leves da marca francesa.

O Partner Rapid já está sendo distribuído para a rede de concessionárias Peugeot em todo o país, com suporte dos planos de manutenção Rede Pro e Total Care Pro da marca. “O Peugeot Partner Rapid deve ultrapassar as expectativas dos consumidores, motivados pelos benefícios e experiências diferenciadas do pós-venda da marca”, destaca Felipe Daemon, head da marca Peugeot na América do Sul.

O novo furgãozinho da Peugeot apresenta poucas diferenças em relação ao seu “primo” Fiat Fiorino, tendo ganhado uma nova grade (na verdade uma falsa grade, sendo fechada, sem ventilação) que ostenta o logotipo do leão, emblema que está presente também na porta traseira, volante e calotas. Ao contrário do Fiorino, o modelo da marca francesa traz calotas sobre as rodas de aço de 14″. Na lateral da carroceria, a faixa plástica preta apresenta o nome “Rapid” em baixo relevo.

O interior é rigorosamente o mesmo do Fiorino, inclusive o cluster de instrumentos, com computador de bordo de seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital, e o volante, com a diferença que este recebe o logo da Peugeot na parte central. Os assentos confortáveis também são os mesmos do modelo da Fiat, inclusive na cor e padronagem do tecido. A cabine apresenta ainda vários porta-objetos, com um volume total de 18,5 litros, muito úteis para o cotidiano de trabalho, entre eles compartimentos para abrigar maquininha de cartão e garrafa de água, além do porta-luvas que possui iluminação própria.

O compartimento de carga oferece um volume total de 3,3 metros cúbicos e capacidade de carga até 650 kg, com protetor de cargas, iluminação, tapetes no piso e abertura de até 180º das portas traseiras​. O Partner Rapid apresenta um bom volume de carga em relação ao tamanho compacto do veículo, o que favorece a agilidade nos deslocamentos e manobras, especialmente nos grandes centros urbanos.

O Peugeot Partner Rapid é equipado com motor 1.4 8V Fire Evo Flex, o mesmo do Fiat Fiorino, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas. O propulsor atende às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7) e desenvolve 86 cv de potência e torque de 120 Nm com etanol, torque excelente em baixas rotações, essencial para o transporte de cargas, e nota “A” na classificação do Inmetro em consumo de combustível, outro aspecto fundamental para o empreendedor na escolha de um veículo para seu negócio.

O Partner vem com uma ampla lista de equipamentos de série, como ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas e vidros elétricos com sistema one touch, pré-disposição para rádio, protetor de cárter, alarme, chaves tipo canivete com acionamento​ do alarme, entre outros. O modelo é disponível, assim como o Fiorino, com somente uma cor, branco Banquise, tem garantia de 1 ano sem limite de quilometragem e preço a partir de R$ 101.390.

Foto: Peugeot