Volvo FH ganha pacote aerodinâmico para ficar mais econômico

A Volvo está disponibilizando a partir deste mês para a linha FH o novo pacote Aero, um conjunto de soluções aerodinâmicas que contribuem para reduzir ainda mais o consumo de combustível do veículo. Dependendo da configuração do pacote, pode-se obter de 3% a 8% de economia de diesel.

“O combustível é o principal item da planilha de custos do transporte. Com os preços cada vez mais altos, qualquer redução contribui decisivamente para aumentar a rentabilidade do transportador nesse competitivo ambiente de negócios”, declara Jeseniel Valério, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo.

“Estamos recriando nossa solução nessa área e os benefícios são muitos: economia de combustível, aerodinâmica, mais segurança e conforto, diminuição do atrito de rodagem, design e diferenciação da parte externa, além de ganhos ambientais”, afirma Julio Lodetti, engenheiro de Vendas da Volvo.

O pacote Aero é composto de defletores laterais, defletor de teto, spoiler dianteiro, defletores de chassis, suspensão pneumática, entre-eixos mais curto, para-lamas dianteiros envolventes, para-lamas traseiros integrais, relação de diferencial mais longa e, opcionalmente, tanque de Arla atrás da cabine. As estimativas de diminuição do consumo são de até 8% para o FH 6×2 (usando relação longa 2,85:1, quando possível) até 5% para o FH 6×4 e até 3% para o FH 4×2.

Os apêndices reduzem o coeficiente de arrasto, permitindo um melhor fluxo de ar ao redor da cabine durante o deslocamento do caminhão, e alguns componentes do pacote auxiliam a diminuir a turbulência de ar entre o cavalo mecânico e o implemento rodoviário acoplado a ele. “Por isso, os ganhos em economia podem variar conforme aplicação, tipo do implemento, rota, topografia e velocidades, entre outros itens”, destaca Valério.

Além do ganho em eficiência, contribuindo para a redução do custo operacional do Volvo FH, o novo pacote aerodinâmico ainda proporcionam a melhoria do design do veículo, como os defletores que formam uma extensão da cabine em direção ao implemento, resultando num aspecto mais integrado, especialmente quando utiliza-se carroceria baú, e as saias laterais que cobrem os componentes do chassi do cavalo mecânico, deixando-o com visual mais limpo e sofisticado.

Confira a seguir os componentes do pacote Aero:

Entre-eixos menor: Um entre eixos de 3000 mm ou 3200 mm aproxima o implemento da cabine e o encurtamento da distância praticamente elimina a turbulência do ar entre ambos.

Defletores de ar laterais: Foram desenvolvidos em testes no túnel de vento e nas estradas. Em conjunto com o design da cabine do Volvo FH, proporcionam uma baixa resistência aerodinâmica do cavalo-mecânico e carreta para aumentar a economia de combustível.

Defletores de chassi: A aerodinâmica ao longo do chassi é muito importante. Quanto mais fluído o ar percorrer a composição, menor arrasto ao movimento o veículo terá. Este dispositivo atua em harmonia com os demais itens aerodinâmicos do Pacote Aero.

Defletor de Teto: Leva em conta todo o formato aerodinâmico da cabine. Veículos com implementos rodoviários mais altos que a cabine se beneficiam com um ganho aerodinâmico expressivo. O dispositivo deve ser ajustado de acordo com a altura do implemento.

Spoiler dianteiro: É uma extensão do para-choque dianteiro, funcionando como um elemento aerodinâmico que direciona o ar por baixo do caminhão e contribui para a diminuição da turbulência.

Melhorias aerodinâmicas em pontos da cabine: Logo acima do para-brisa foi retirado o para-sol, melhorando o arrasto aerodinâmico do caminhão. Outros pontos específicos da cabine tiveram frestas tampadas e fluxo de ar alterado, tudo para melhorar a fluidez do ar pelo veículo.

Para-lamas dianteiro envolvente: Contribui para diminuição da turbulência na região das caixas de rodas dianteiras, trabalhando em equilíbrio com o spoiler dianteiro e os defletores de chassi.

Para-lamas traseiro integral: Além da contribuição aerodinâmica com a diminuição da turbulência entre a cabine e o implemento, ajuda na manutenção da limpeza do conjunto, além de ganhos estéticos.

Suspensão a ar: A suspensão a ar traz uma série de benefícios para a operação, como mais conforto, maior facilidade, agilidade e segurança nas trocas de carretas, possibilitando a montagem do caminhão com entre-eixos mais curto.

Tanque de ARLA32 atrás da cabine: O uso do tanque de ARLA32 atrás da cabine pode garantir tanques de combustível maiores.

Relação de diferencial longa: A relação mais longa deixa o veículo com uma velocidade final um pouco maior dentro da faixa verde de rotações, trazendo também ganho de rodar em rotações mais baixas, dependendo da rota e carga. A consultoria técnica da Volvo analisa qual a melhor relação para as opções 6×2, 6×4 e 4×2.

“O pacote Aero é mais uma contribuição da marca para os transportadores que precisam aumentar sua produtividade e baixar seus custos. É o reforço do foco da Volvo em eficiência energética e do nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia dos transportes”, finaliza Jeseniel Valério.

Foto: Volvo