Librelato celebra 53 anos e lança projeto para plantar 16 mil mudas

A Librelato, fabricante de implementos rodoviários de Içara (SC), está comemorando no mês de maio seus 53 anos de história e aproveitou a celebração para lançar o projeto Librelato +Verde 2022, em que a empresa distribuirá 16 mil mudas de árvores nativas com o objetivo de recompor a flora em áreas degradadas e nascentes de rios.

Este ano, o projeto foi lançado na Librelato por Simone Martins, diretora administrativa financeira da empresa, e Fernando Barbosa dos Santos, coordenador adjunto geral do Movimento Nacional ODS-SC (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e coordenador de mobilização do Comitê Criciúma do Movimento Nacional ODS (foto).

O Librelato +Verde é uma das ações da empresa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que têm como compromisso cumprir a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pelos países membros da ONU e pelo movimento ODS-SC, ao qual a Librelato aderiu em 2019.

“O objetivo do movimento é a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. A proposta é que a gente olhe para esses temas de forma integrada, que certamente irão perpassar de 2030 e teremos outros temas que chegarão a esse contexto. Parabenizo a Librelato pelo Projeto Librelato Mais Verde, essa iniciativa tão importante de longo prazo que promove o plantio de mudas de árvores, ajudando a recomposição da vegetação nativa de Santa Catarina. Esperamos que cada vez mais pessoas e instituições possam se engajar no Movimento, fortalecendo os ODS no nosso estado”, disse Fernando Barbosa dos Santos.

“Cada pessoa que o habita deve ajudar na preservação do meio ambiente para que no futuro, as próximas gerações que irão habitar o nosso mundo não sofram com o descuido que nós mesmos podemos causar. Somos uma empresa que preza pelo compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Nosso sistema de gestão ambiental é bastante sólido e busca sempre o menor impacto possível. Estamos sempre buscando novos meios, técnicas e tecnologias para melhorar essa relação, é o nosso compromisso”, ressalta Simone Martins.

Com o Librelato +Verde 2021 foram plantadas 10.236 mudas de árvores nativas. Desde o início do projeto, em 2020, já são 15.086 árvores plantadas. Essa quantidade de árvores plantadas terão a capacidade de gerar grande impacto na recuperação do meio ambiente, colaborando com absorção de CO2, a melhora na qualidade do oxigênio, a diminuição no aquecimento global e evitar erosão do solo, contribuindo ainda para o equilíbrio e manutenção da fauna.

O projeto ganhou força dentro da Librelato, que criou um comitê de voluntários para atendê-lo, e o Librelato +Verde já conta com parcerias com outras entidades privadas e públicas. “Quanto mais pessoas e instituições aderirem, maior será o legado. Esta é uma iniciativa importante, que faz diferença para o meio ambiente”, finaliza José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

Foto: Librelato