Volvo e Marcopolo vendem 80 ônibus articulados para o Chile

A Volvo fechou a venda de 80 novos ônibus articulados B8RLEA para renovação de frota da Subus, uma das maiores operadoras de transporte de Santiago, no Chile, para operarem na Red Metropolitana de Movilidad (RED), sistema de transporte coletivo público da capital chilena que é referência na América Latina. A Subus possui uma frota de 1.108 ônibus pesados, quase todos da marca Volvo.

“A empresa valoriza a ótima relação com a nossa marca, com destaque para o nosso suporte de pós-venda e as características únicas dos nossos veículos”, afirma Jose Antonio Margalet, diretor comercial de Ônibus da Volvo no Chile.

“A exemplo de outras cidades com sistema de transporte planejado, somos marca de referência em chassis de grande capacidade também em Santiago”, ressalta Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina.

A RED opera atualmente com mais de 5 mil ônibus pesados a diesel, cerca de 30% deles são Volvo, integrando todos os ônibus da cidade ao Metrô de Santiago e ao MetroTren, sistema de trens, com tarifa paga através do cartão bip!, podendo os passageiros realizar até dois traslados pelo valor de um único bilhete em até duas horas.

A Red Metropolitana de Movilidad atende cerca de 6,2 milhões de usuários dos 32 municípios da região metropolitana de Santiago, mais Puente Alto e San Bernardo, uma área geográfica e urbana de cerca de 680 km². Em um dia útil, são feitas cerca de três milhões de transações nos ônibus do sistema.

O chassi Volvo B8RLEA é um modelo de entrada baixa, com capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de 8 litros e padrão de emissões Euro 6, conforme exigência da legislação de Santiago, devido à cidade estar localizada num vale circundado por montanhas, característica geográfica que dificulta a dispersão da poluição, o que determinou a necessidade de veículos que emitam menos fumaça possível.

O chassi Volvo articulado conta com avançada eletrônica embarcada, sistema de freios a disco eletrônicos, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo Fleet Managment e I-Coaching (treinador virtual de motoristas). Os gestores da frota podem também ativar o controle automático de velocidade, que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos com altos índices de acidentes e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Esse dispositivo foi testado e aprovado no BRT de Curitiba, onde diminuíram em 50% as colisões com ônibus, podendo a tecnologia ser ativada em todos os veículos pesados da marca comercializados na América Latina.

Os ônibus adquiridos pela Subus terão os chassis B8RLEA produzidos na fábrica da Volvo em Borås, na Suécia, e carrocerias modelo Viale BRT montadas na unidade industrial da Marcopolo na cidade de Cota, na Colômbia, de onde seguem finalmente para o Chile.

Foto: Volvo