Mercedes-Benz e Grunner expõem caminhão Axor 3131 autônomo na Agrishow

A Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com a Grunner, empresa que desenvolve tecnologias para o agronegócio, apresenta na 27ª Agrishow o caminhão Axor 3131 com direção autônoma, que alcançou a venda de 139 unidades somente no primeiro trimestre deste ano. Em 2021, foram comercializados 237 Axor autônomos.

“Em 2019, primeiro ano de comercialização do Axor 3131 com direção autônoma, entregamos 17 unidades para a Grunner. Em 2020, foram mais 36, saltando para 237 unidades em 2021. Agora, nos primeiros três meses de 2022, chegamos a 139. Ou seja, já são 429 unidades do Axor 3131 entregues para Grunner e, desse total, 377 já em operação na colheita da cana no Brasil e em outras atividades. Atuando juntamente com as colhedoras de cana, o Axor 3131 agiliza a operação e aumenta a produtividade no abastecimento das usinas de açúcar e etanol”, declara Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Juntamente com a Grunner, projetamos a venda de um total de 350 unidades em 2022, chegando assim a um volume acumulado de 580 Axor 3131 com direção autônoma no Brasil, o que significa a maior frota de máquinas inteligentes atuando no setor sucroenergético. Aliás, é um prazer e uma satisfação enorme comunicar o sucesso comercial desse produto inovador durante a Agrishow. Foi nesse evento, o maior do agronegócio na América Latina, que começamos a trocar ideias com a Grunner, há cinco anos, sobre essa máquina inteligente de direção autônoma que, aliás, novamente estará em destaque este ano nesta feira”, complementa Leoncini.

Lançado há pouco mais de três anos, o Axor 3131 com direção autônoma foi desenvolvido para operar conjuntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar, e vem tendo grande sucesso no segmento sucroalcooleiro, principalmente no estado de São Paulo, maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil. Oferecido nas configurações 8×4 e 6×4, com várias capacidades de carga, o extrapesado Axor 3131 é o primeiro caminhão Mercedes-Benz com direção autônoma a ser utilizado numa operação diária regular no Brasil, operando 24 horas por dia na colheita de cana.

“Em comparação com os tratores, o uso do Axor 3131 com direção autônoma na colheita de cana assegura 40% de redução no consumo de combustível, 40% a menos no consumo de lubrificantes e 30% a menos no custo de reparo e manutenção. Além disso, Axor 3131 tem uma velocidade de deslocamento 50% maior, além de maior velocidade média de operação, menor tempo e maior agilidade nas manobras, mais conforto para o motorista, mais eficiência em estradas irregulares, com maior estabilidade e menor impacto ambiental pelo menor consumo de combustível”, destaca Denis Arroyo, CEO da Grunner.

“O Axor 3131 com direção autônoma é a união perfeita do conhecimento agrícola da Grunner com a expertise da Mercedes-Benz em caminhões fora de estrada. Em conjunto, desenvolvemos um produto de excelente desempenho, economia e produtividade no transbordo de cana picada e em outras aplicações. A tecnologia da Grunner é aplicada com exclusividade nos caminhões da nossa marca, que atendem às demandas do nosso parceiro e dos clientes. Isso reforça ainda mais o nosso compromisso com a criação de soluções com foco no ecossistema de transporte”, diz Roberto Leoncini.

“Nosso lema ‘Tecnologia do campo para o campo’ está em evidência nessa parceria com a Mercedes-Benz do Brasil. A Grunner trouxe sua larga experiência de quem conhece a realidade da produção agrícola brasileira e juntou forças com uma marca que é reconhecidamente líder na oferta de veículos de alta qualidade. Dessa forma, alcançamos uma solução diferenciada para atender às demandas dos nossos clientes, inovando no agronegócio”, ressalta Denis Arroyo.

O Axor 3131 com direção autônoma para transbordo de cana tem uma das maiores capacidades de carga líquida do mercado brasileiro, chegando a até 20 toneladas de cana picada, além de se destacar pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por um sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo utilizada exclusivamente nos trechos mapeados do local da colheita, com alta precisão de centímetros.

A direção autônoma do Axor atua com precisão acompanhando as colhedoras de cana igualmente autônomas, que realizam a colheita e o corte, lançando a cana picada diretamente na carroceria do caminhão. Os veículos rodam com velocidade média em torno de 2 km/h durante a colheita. Com uma bitola maior, de até 3 metros, o Axor 3131 opera sem pisar nas linhas de plantio, preservando os brotos das futuras plantas, solução que atende aos principais tipos de espaçamentos de plantio na colheita da cana no Brasil.

Quando termina o carregamento, o motorista assume o controle do Axor para realizar o transbordo nos treminhões que levam a cana-de-açúcar para as usinas produtoras de açúcar e etanol. A utilização de caminhões autônomos em substituição a tratores agiliza o processo de transbordo dentro das fazendas, resultando em mais produtividade, menos consumo de combustível e redução de custo operacional.

O Mercedes-Benz Axor 3131 Grunner autônomo apresenta robustez e resistência para aplicações fora-de-estrada, ao mesmo tempo em que oferece conforto para o operador, que monitora, a todo momento, a operação dentro da cabine, assumindo o comando após o carregamento, ou em qualquer situação de emergência, conforme é determinado para veículos autônomos de nível 2, que devem contar sempre com a presença de um condutor no posto de comando.

“Depois de vários estudos, chegamos à conclusão de que o Axor 3131 com direção autônoma é a melhor solução para acompanhar a colhedora na colheita da cana. Este equipamento nos dá mais agilidade no transbordo do que um trator e tem menor custo operacional. Além disso, aplicamos no Axor 3131 a tecnologia da direção autônoma, o que trouxe muito mais precisão no controle de tráfego”, finaliza Mateus Belei, acionista e conselheiro da Grunner e sócio-proprietário da Agro Cana Caiana, tradicional produtora de cana-de-açúcar de Lençóis Paulista (SP).

Foto: Mercedes-Benz