Meritor agora possui duas unidades móveis para treinamento de clientes

A Meritor do Brasil anuncia a chegada da segunda unidade móvel de treinamento de profissionais especializados em eixos, diferenciais e suspensões dentro do projeto Frota Parceira, que tem como objetivo atender mais de 3 mil pessoas em 2022, incluindo mecânicos, frotistas e distribuidores. A Meritor conta com 80 distribuidores e mais de 450 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

“Esse trabalho de capacitação profissional é muito valorizado no aftermarket e de extrema importância para fidelizar os clientes à marca”, declara Gerson Backrany, gerente nacional de Vendas do Mercado de Reposição da Meritor América do Sul.

De acordo com o Backrany, uma unidade móvel já rodava o país há seis anos e agora, com a compra de mais uma, a meta é ampliar a oferta de cursos práticos e teóricos em todas as regiões brasileiras. As vans utilizadas como oficinas itinerantes são equipadas com todas as ferramentas necessárias para o treinamento, com avançada tecnologia de áudio e som. “Nós não paramos durante a pandemia da covid-10, mas as ações foram limitadas pelas medidas de isolamento social do período”, complementa o executivo.

“A ideia é dar treinamento de montagem e desmontagem de diferencial Meritor em locais variados, como oficinas mecânicas e centros automotivos, em nossos próprios distribuidores, em frotistas ou até mesmo em unidades do Sesc/Senai. Para estes treinamentos, procuramos montar turmas com um máximo de 15 a 20 pessoas para o melhor aproveitamento possível dos profissionais envolvidos”, explica Backrany.

A Meritor é líder na fabricação de eixos e drivetrain, oferece um amplo portfólio de produtos de aftermaket e investe constantemente no lançamento de novos componentes. “São ao todo cerca de 3 mil itens, dos quais alguns lançados neste início de ano, como novos itens para eixos para aplicações Iveco e DAF, novas cruzetas de cardãs para aplicação em comerciais leves e 14 novos itens de rolamentos para caminhonetes, utilitários e pesados”, destaca o gerente da Meritor do Brasil.

Segundo João Batista da Silva, técnico sênior do projeto Frota Parceira, diz que desde o início do programa em 2013 foram mais de 700 mil quilômetros rodados e mais de 40 mil pessoas treinadas. Além de São Paulo, com visitas a mais de 30 cidades, as unidades móveis devem ir ainda neste semestre para o Norte do país, incluindo Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Manaus (AM), e também para o Nordeste. Ao longo do ano deverão ser visitadas todas as demais regiões do Brasil.

“Mostramos a excelente relação custo-benefício dos nossos produtos, revelando como ele é trabalhado desde a matéria-prima até a qualidade final e entramos em detalhes como, por exemplo, a melhor forma de fazer a leitura do nosso catálogos”, explica Silva.

O desempenho das vendas no segmento de reposição no ano passado superou as expectativas da Meritor. “Prevíamos uma expansão na faixa de 25% a 30% e acabamos encerrando 2021 com crescimento de 40,5% sobre 2020. O mercado se mantém aquecido agora em 2022 e estamos acreditando em uma alta em torno de 10%”, ressalta o técnico sênior do Frota Parceira.

Assim como as montadoras, os fornecedores também enfrentam problemas com escassez de matéria-prima e de componentes, principalmente os importados, assim como têm que administrar os elevados reajustes de preços no setor. Apesar das dificuldades, Backrany diz que a Meritor não apresentou paradas na sua produção e vem operando no limite de sua capacidade para atender a demanda crescente do mercado.

“É, sem dúvida, um ano desafiador. A falta de veículos novos por causa da crise dos semicondutores, e outras matérias-primas básicas, continua favorecendo o mercado de usados e, com isso, o aftermarket segue aquecido”, finaliza o executivo.

Foto: Meritor