Mercedes-Benz exporta 328 ônibus de fretamento para o Chile
A Mercedes-Benz do Brasil realizou a venda de 328 chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 RS para renovação de frotas de operadoras de fretamento para empresas de mineração do Chile, sendo 253 unidades do modelo O 500 RS 1941 com motor de 410 cv e 75 unidades do O 500 RS 1936 com motor de 360 cv.
A negociação com os clientes chilenos foi conduzida por intermédio do Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile. Os primeiros ônibus adquiridos começaram a ser entregues em janeiro deste ano, sendo destinados para a região central do país. Os ônibus são utilizados para transporte de funcionários entre suas residências e as unidades de mineração onde trabalham.
“Grande parte dos veículos envolvidos nessa venda conta com o mais inovador tratamento anticorrosivo de chassis de ônibus desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil, que foi apresentado na LatBus 2021 em São Paulo, maior feira de mobilidade da América Latina, e que se destaca como solução de resistência e durabilidade nas severas operações da mineração. Todos esses chassis para ônibus também recebem pneus para uso misto, tanto na estrada como em vias não pavimentadas, e um pacote generoso de itens de segurança”, declara Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina.
Os chassis receberam tratamento anticorrosivo especial, indicado para veículos de fretamento que transitam em ambientes de operações severas, com alto grau de salinidade, altas taxas de umidade, baixas temperaturas e calor intenso, como ocorre no setor de mineração, exigindo menos manutenção da estrutura do chassi e maior durabilidade do ônibus.
Essa solução está disponível para os chassis O 500 urbanos e rodoviários e para a linha de micro-ônibus LO. Além da aplicação do tratamento anticorrosivo do chassi, estes veículos recebem pneus especiais para operações severas e um pacote de segurança ampliado, podendo circular tanto nos ambientes de mineração, como em cidades.
“Este é mais um exemplo da dedicação da Mercedes-Benz do Brasil para atender as mais diferentes necessidades dos nossos clientes. Muito rapidamente nós conseguimos adaptar nossa linha de produção de chassis para o processo de pintura especial anticorrosiva”, afirma Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus.
Os ônibus O 500 RS apresentam itens de segurança, conforme a linha de chassis, como: ABS (sistema anti-travamento), limitador de velocidade, ACC (piloto automático adaptativo), ASR (sistema de controle de tração), Hill Holder (assistente de partida em rampa), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sistema de aviso de faixa), EBS (sistema eletrônico de freios) e suspensão com sistema anti-tombamento.
De acordo com Burger, para a Mercedes-Benz, essa venda é uma grande oportunidade de fidelizar os clientes da marca na América Latina, em especial o Chile, que é um dos maiores mercados da montadora para exportações de ônibus. “Assim como acontece no Brasil, o setor de fretamento também vem tendo relevância nas vendas de ônibus na América Latina durante a pandemia. Isso está demonstrado nessa expressiva exportação de 328 ônibus O 500 RS para fretamento no Chile. Por meio de nossa consultoria de ônibus para a região, buscamos sempre entregar a melhor solução de transporte para cada país com produtos inovadores, que oferecem o melhor custo benefício e segurança, além de conforto aos passageiros”, finaliza o executivo.
Foto: Mercedes-Benz