Copa Truck contribui para o desenvolvimento dos caminhões fabricados em série

A VW Caminhões e Ônibus, assim como outras montadoras, utiliza-se dos caminhões de corrida como os da Copa Truck no desenvolvimento dos veículos convencionais comercializados da marca. A equipe de engenharia da VWCO desenvolve sob medida protótipos de competição a partir dos modelos do portfólio da montadora para a aplicação de tecnologias com o objetivo de serem testados nas pistas em condições extremas de desempenho.

“Utilizamos a estrutura original dos caminhões de rua e a adaptamos desde o chassi até a cabine para obtenção da máxima eficiência nas pistas. Para isso, conversamos com os pilotos para obter as informações que irão nos ajudar a otimizar o veículo. Também realizamos testes extras em pistas, laboratórios de motor e simulações virtuais para desenvolvermos um veículo de alta performance, segurança e durabilidade. Além disso, durante os treinos utilizamos um equipamento para medir dados operacionais dos veículos, a fim de atingirmos o melhor nos quesitos performance, fumaça e dinâmica veicular”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da VWCO.

As soluções aplicadas aos veículos da Copa Truck podem ser utilizadas diretamente em novos modelos de rua, proporcionando aos caminhões e ônibus de série a melhoria do desempenho, consumo de combustível e segurança ativa e passiva.

“A experiência nas pistas serve como um laboratório, colaborando para o desenvolvimento e validação de novos conceitos de sistemas. A partir das análises e testes que realizamos para modificações nos caminhões da competição, podemos identificar melhorias que podem ser aplicadas em novos caminhões do portfólio da VWCO. Alguns exemplos são a maximização da performance e durabilidade dos sistemas, redução e distribuição de peso. Esses atributos otimizam a eficiência operacional dos nossos produtos”, destaca Chaves.

A VW Caminhões e Ônibus é representada na Copa Truck pela equipe R9 Competições, composta pelos pilotos Paulo Salustiano, Débora Rodrigues, José Augusto Dias, Beto Monteiro e Danilo Alamini (na foto, com seu VW Meteor). Além da experiência das competições do campeonato nacional, a VWCO beneficia-se também da expertise do time de engenharia da MAN na Europa, onde a marca compete no European Truck Racing Championship da FIA.

A Copa Truck teve sua etapa inaugural em março, no circuito de Santa Cruz do Sul (RS), e as próximas etapas ocorrerão no início do mês de maio, em Interlagos, São Paulo (SP), junho em Goiânia (GO), julho em Londrina (PR), setembro em Tarumã (RS) e a grande final em Brasília (DF), em novembro.

“Estamos muito confiantes nessa temporada. Os caminhões, como sempre, estão trabalhando a todo vapor, e temos muitas chances de chegar no pódio da competição graças ao talento dos pilotos e, claro, ao esforço empenhado pela Engenharia da VW Caminhões e Ônibus”, finaliza Rodrigo Chaves.

Foto: VWCO