Chega ao Brasil a Ram 3500, a maior picape à venda no mercado nacional

A Ram está lançando no Brasil a caminhonete de grande porte 3500, a maior do portfólio da marca, que já está disponível para venda nas 55 concessionárias Ram no território nacional nas versões Laramie (que inclui ainda a opção Night Edition) e Limited Longhorn, com configuração mais sofisticada.

O motor da 3500 é o Cummins turbo diesel de 6,7 litros e seis cilindros em linha, com potência de 377 cv a 2.800 rpm, a maior potência entre todas as picapes a diesel disponíveis no mercado brasileiro, possuindo 12 cv a mais do que sua irmã Ram 2500, e torque de 1.150 Nm a 1.700 rpm, número recorde no segmento, superior em 65 Nm ao da 2500. O propulsor conta com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction), que utiliza o Arla 32 para tratar os gases de exaustão e reduzir a emissão de poluentes.

“O bypass do EGR permite uma melhor retomada em condições transientes devido à perda de carga do EGR cooler, uma vez que este sistema desvia o gás, oferecendo mais agilidade na admissão de ar, o que na prática reduz o tempo do resposta do motor”, explica Fábio Antoniazzi Prior, engenheiro de Aplicações da Cummins Brasil. Pelas características do motor, recomenda-se que a Ram 3500 use exclusivamente diesel S10. “Esse combustível garante ao veículo melhor performance, mais robustez e durabilidade, sem comprometimento de eficiência, consumo e emissões”, complementa Prior.

O bloco do propulsor é fabricado em ferro fundido vermicular, material que proporciona maior resistência estrutural, menores níveis de ruído, vibração e aspereza, além de ajudar a reduzir o peso geral do conjunto. A turbina é de geometria variável (VGT) de última geração. O Cummins é acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, que traz solenóide de força variável (VFS) do conversor de torque, que tem a função de suavizar as trocas na passagem de R (ré) ou D (Drive) para a posição P (Park). Através de comandos no painel, o motorista escolhe entre os modos de tração 4×2, 4×4 ou 4×4 reduzida, enquanto o diferencial traseiro é antideslizante.

O chassi extremamente rígido da Ram 3500 é produzido com 98,5% de aços de alta resistência, e a suspensão conta com molas longitudinais, adequado ao trabalho pesado mas sem mantendo o conforto de rodagem de uma picape premium. A 3500 tem capacidade de transportar uma carga de até 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg, em comparação com a Ram 2500, que pode carregar 1.088 kg e rebocar 7.861 kg (respectivamente 664 kg e 1.160 kg a menos). A capacidade de carga é assistida com o limitador de marchas, controle eletrônico do freio do reboque, além do Diesel Exhaust Brake e função Tow/Haul.

Quando equipada com pré-disposição de fábrica para reboque na caçamba (propício para trailers do tipo quinta roda ou gooseneck, muito utilizado por clientes Ram), o compartimento de carga tem capacidade de 1.628 litros, a maior da categoria. Nesta configuração, a caçamba ainda conta com tomada interna de 115 v e duas tomadas para trailer de 7 e 12 pinos. Sem essa preparação, a caçamba conta com as duas práticas gavetas laterais RamBox, que são totalmente vedadas, podem ser trancadas e têm 122 litros de volume cada. Com os compartimentos laterais, a caçamba ainda fica com 1.280 litros de capacidade. Em todas as versões, a caçamba da Ram 3500 possui revestimento especial e iluminação a LED.

Os espelhos retrovisores externos são multifuncionais, com duas lentes com comandos elétricos independentes, antiembaçamento, luzes de posição, giro e de cortesia, além de poderem ser colocados na posição vertical para aumentar o campo de visão quando se está puxando um trailer.

A Ram 3500 Limited Longhorn conta com estribo elétrico retrátil de série (também na Laramie Night Edition) nas laterais da carroceria, sob as portas, para acesso à cabine. Internamente, a picape apresenta materiais nobres como couro Natura Plus e acabamento em madeira legítima em vários locais. Os bancos em couro possuem combinação de marrom Cattle Tan e preto, com costuras contrastantes que revestem também outras superfícies do interior: parte do volante, alavanca de câmbio, cobertura e porção interior do painel, alças de acesso ao interior, apoios de braços, painel superior das portas e apoio de braços central, que também é a tampa do porta-objetos.

A madeira, em diferentes texturas, está presente em partes do volante, faixas nas portas, console central e detalhes do painel. A faixa à frente do passageiro dianteiro traz o nome da versão (Limited Longhorn Edition) impressa a laser. A 3500 possui acabamentos dourados com filigranas nos aros do velocímetro e do conta-giros, no painel e console central. Os tapetes da versão Limited Longhorn trazem o emblema da versão, desenhos em alto relevo com temática country e parte do tipo Berbere, que pode ser destacada para facilitar a limpeza. A inspiração western está presente também nas fivelas dos porta-revistas nas costas dos bancos dianteiros.

Externamente, a Ram 3500 Limited Longhorn se destaca por grade e rodas exclusivas e pela pintura two-tone (bicolor), com a parte superior da carroceria em Branco Pérola e com a porção inferior da cabine, arcos de roda, para-choques e detalhes das rodas em Marrom Walnut. Outra combinação disponível para a versão de topo é o Vermelho Delmonico (perolizado) com acabamentos cromados.

Os faróis dianteiros são Full LED Matrix direcionais, exclusivos no segmento de picapes, aumentando a visibilidade noturna em curvas, com o foco de luz seguindo o giro do volante, virando em até 15° o farol do lado da curva e em até 5° o do lado oposto, resultando em maior segurança.

Outros itens de destaque (que também fazem parte da versão Laramie Night Edition) são: espelho retrovisor digital, amplo pacote de assistência à condução (ADAS), com controle de cruzeiro adaptativo com parada, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa e sistema de som premium da Harman Kardon, com 17 alto-falantes e 1 subwoofer (na Laramie, o áudio, também premium, é da Alpine, com 10 alto-falantes e 1 subwoofer).

Todas as versões da Nova Ram 3500 contam com câmera de 360°, que facilita as manobras com a caminhonete de mais de 6 metros de comprimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, e câmera de caçamba para monitorar cargas ou facilitar o acoplamento no trailer. A central multimídia Uconnect possui tela de 12 polegadas (a maior da categoria) e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay para dois smartphones e cancelamento ativo de ruídos externos.

Os assentos dianteiros apresentam aquecimento e ventilação (os laterais de trás também são aquecidos a partir da versão Laramie Night Edition) e aquecimento no volante. Há ajustes elétricos para os pedais e os bancos dianteiros, que contam com 10 posições e duas memórias para o motorista. A Ram 3500 traz 9 portas USB, sendo 4 do tipo C, espalhadas pelo console central, que também acomoda um notebook de até 15 polegadas, além de duas tomadas de 115 V de padrão norte-americano.

A picape possui dois compartimentos porta-objetos no assoalho da segunda fileira de bancos, que podem ser removidos para facilitar a limpeza, e outro abaixo do assento da segunda fileira de bancos e uma plataforma, que pode ser aberta para transportar uma carga no interior da picape ou até ser transformada em cama, com espaço para um colchão.

A Ram 3500 dispõe de 28 acessórios originais da Mopar, como uma inédita câmera de trailer, que é instalada na traseira do trailer e transmite a imagem para a central multimídia do painel, capota marítima trifold, disponível para as configurações com e sem RamBox, lança com esfera para reboque, sobretapetes de borda elevada (de série na Laramie, mas que o cliente pode adquirir para a Longhorn) e ponteira de escapamento cromada.

A picape apresenta plano de manutenção programada, com revisões realizadas a cada 24.000 km ou anualmente, com as três primeiras revisões, que podem cobrir até 72 mil km, no valor de R$ 8.304, representando um custo de R$ 115 a cada 1.000 km rodados, menor que de todas as picapes médias a diesel à venda no mercado. A garantia é de três anos, com assistência Privilege Service 24 horas, 7 dias por semana.

A Ram 3500 segue o conceito Dependability, criado pelos irmãos Dodge, que fundaram a marca da qual se origina a atual marca de veículos utilitários Ram. Para eles, o termo significava dar a certeza de um produto confiável que oferece tudo o que o cliente necessita, com praticidade, durabilidade e economia.

Versões e preços da Ram 3500:

Ram 3500 Laramie R$ 484.990
Ram 3500 Laramie Night Edition R$ 509.990
Ram 3500 Limited Longhorn R$ 529.990

Foto: Ram