VW Meteor ganha nova tecnologia de inteligência artificial para maior economia de combustível

A linha de caminhões extrapesados VW Meteor passam a contar a partir do mês de abril com uma nova tecnologia de série destinada a proporcionar mais economia de combustível, com um controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

O sistema é automático, sem necessidade de qualquer interferência do motorista, com inteligência artificial embarcada que cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento em até 2 quilômetros à frente na estrada, resultando em maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, declara Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

O powertrain do VW Meteor foi desenvolvido para a melhoria do consumo de combustível e do desempenho para as condições de rodagem no país. O motor MAN D26, com potências de 460 e 520 cv, que passou a ser produzido no Brasil, atua em conjunto com a transmissão automatizada VW-ZF TraXon, que processa informações em alta velocidade e dispõe de tecnologias que tornam a operação do veículo mais eficiente, como o sistema Eco-roll, que aproveita os momentos de inércia do veículo e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, o sensor de inclinação, que auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível, o modo manobra, que controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos, e a função kick-down, que faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduza a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor desempenho e segurança em ultrapassagens. O Meteor também é equipado com o assistente de partida em rampa tradicionalmente oferecido pela VW Caminhões e Ônibus.

Foto: VWCO