VW Caminhões e Ônibus celebra 10 anos de utilização de motores MAN

A VW Caminhões e Ônibus comemora uma década de utilização de motores MAN em aproximadamente 50% da sua linha de veículos comerciais. Nacionalizados e fabricados sob sua supervisão na fábrica da MWM em São Paulo (SP), cerca de 200 mil unidades de propulsores da marca já rodam por toda a América Latina, África e Ásia. A novidade trouxe para o Brasil tecnologias inéditas para atender a legislação Proconve P7, equivalente à europeia Euro 5, com normas mais exigentes com relação a emissões de carbono.

Desenvolvidos originalmente em Nuremberg, na Alemanha, os motores MAN produzidos no Brasil receberam adaptações e calibragens do time de engenharia da VWCO, e passaram por rigorosas baterias de testes antes de equipar caminhões e ônibus da marca. O MAN D08, em versões de quatro e seis cilindros, e o D26, com seis cilindros de 13 litros, destinado a extrapesados como o novo Meteor (foto), são montados numa área exclusiva da fábrica nacional da MWM, que pertence à Navistar, companhia norte-americana que passou recentemente a fazer parte do Grupo Traton, que integra também a VWCO, a MAN e a Scania.

“Com os MAN, fomos pioneiros no mercado em oferecer motores Euro 5 com tecnologia EGR, que dispensa o uso do Arla 32 em sua operação. Uma de suas primeiras unidades vendidas num caminhão VW Constellation 24.280 superou 1 milhão de quilômetros em perfeitas condições e sem qualquer intervenção, ou seja, o motor nunca foi aberto para retífica”, finaliza Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Foto: VWCO