Iveco inicia novo ciclo de investimento de R$ 1 bilhão na América Latina

A Iveco anuncia um novo ciclo de investimento de R$ 1 bi no ano em que completa 25 anos de operação no Brasil, agora sob a gestão do recém-criado Iveco Group. O aporte financeiro está sendo aplicado no quinquênio 2021-2025 no mercado da América Latina, e tem como foco fortalecer ainda mais a presença da marca no continente.

O novo investimento é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, como a linha de motores FPT Euro VI/Proconve 8, de serviços, como o atendimento com foco na experiência do consumidor, novo plano de treinamento das equipes de atendimento de pós-venda nas concessionárias Iveco e ampliação da linha de peças de reposição Nexpro, expansão da rede Iveco, nacionalização e melhor logística de distribuição no fornecimento de peças e acessórios, melhoria nos processos produtivos nas fábricas de Sete Lagoas (MG) e Córdoba (Argentina) e contratação de novos colaboradores.

O novo ciclo de investimento está dividido dessa forma: 60% para o desenvolvimento de produtos, 15% para processos industriais, qualidade e recrutamento, 13% em pós-venda, serviços e rede de atendimento e 12% em localização de peças e componentes.

“Deu para perceber que a Iveco realmente não para. Teremos muitas novidades em 2022 e tenho certeza que nosso crescimento sustentável ganhará mais fôlego. Continuaremos avançando no mercado de transportes”, declara Marcio Querichelli, presidente da Iveco na América Latina.

O crescimento a que Querichelli se refere é o de 70% em 2021 em relação ao ano anterior, enquanto em 2020 apresentou aumento de 30%, indicando uma expansão crescente da marca no Brasil, sendo a Iveco a marca full-liner que mais cresceu no país durante o período. “O nosso intenso trabalho em diversas frentes — expansão da rede de concessionários, desenvolvimento de novos produtos e serviços e contratações — resultou em um crescimento muito significativo nas nossas vendas”, destaca o presidente da Iveco.

Um dos fatores que levam a marca a ter considerável crescimento no mercado brasileiro é o fato de ser uma das poucas montadoras a oferecer uma linha completa de veículos comerciais, dos comerciais leves aos extrapesados. “São produtos que podem atender facilmente diferentes operações do transporte de cargas. Por exemplo, o versátil Daily, que é visto nas ruas implementado com baú e até como motorhome, o Tector, que é um ‘trabalhador’ incansável nas cidades e rodovias transportando todo tipo de carga, e os pesados Hi-Road e Hi-Way, que garantem a robustez para o cliente nas missões rodoviárias de longa distância”, explica Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Produto da Iveco para a América Latina.

Outra ação da Iveco contribuiu para a imagem da marca no país, que foi a série de vídeos e postagens nas redes sociais realizada no ano passado com relatos de clientes satisfeitos com os caminhões pesados Iveco, com objetivo de dirimir boatos em relação aos veículos da marca. Outro ponto, altamente considerado por motoristas e frotistas, é a expansão da rede de concessionárias e pontos de atendimento da montadora no território nacional e também no continente sul-americano.

“Nossos esforços e investimentos também renderam frutos com a expansão da capilaridade da nossa rede de atendimento. No Brasil, estamos presentes em 100% do território nacional, de norte a sul do país. Nossos clientes, que muitas vezes transportam cargas para países vizinhos, também contam com essa alta capilaridade na América Latina: temos 158 pontos de atendimento, entre concessionárias e pontos assistenciais, no continente e isso faz a diferença para quem está nas estradas”, ressalta Brandão.

Em 2022, mais uma ação contribui para elevar ainda mais o conceito da marca de veículos comerciais italiana, é o lançamento do programa Brasil Natural Power, com investimento no desenvolvimento e produção de caminhões pesados movidos a gás, com foco na sustentabilidade ambiental, com tecnologia zero emissões de carbono. “Essa é a base do nosso programa que, em breve, causará um impacto positivo muito forte no mercado nacional”, afirma Bernardo Brandão.

A Iveco faz questão de ressaltar em sua comunicação com o público e com a imprensa que todas as suas ações são focadas nas pessoas, tanto clientes, com melhoria contínua nos processos de atendimento de vendas e pós-vendas, quanto colaboradores, através do treinamento e alta qualificação de profissionais para compor o time da montadora, que contratou cerca de 1 mil novos funcionários em 2021 para ampliação da produção.

Foto: Iveco