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Volvo anuncia novo ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2025 no Brasil

O Volvo Group está renovando seu ciclo de investimentos no Brasil com o aporte de R$ 1,5 bilhão no período de 2022 a 2025, destinados principalmente ao desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio foi realizado junto com os resultados positivos de 2021, que foi o melhor ano da história da montadora desde que se instalou no país.

“O Brasil manteve a importante posição de segundo maior mercado de caminhões da Volvo no mundo, mesmo numa época de limitações por conta da pandemia e das restrições da cadeia de suprimentos. Estamos orgulhosos em celebrar o melhor ano da história da marca no país”, declara Wilson Lirmann, presidente do Volvo Group Latin America.

Em outros países latino-americanos também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% em relação ao ano anterior) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%). Ao todo, foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao período anterior.

“Para 2022, também vemos boas perspectivas. No entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirma Lirmann.

A Volvo Buses também apresentou bons resultados, principalmente no mercado externo, com a entrega de 1.180 chassis pesados e semipesados urbanos e rodoviários. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil, enquanto os 812 ônibus restantes foram para países hispânicos da América Latina e países da África. Em 2021, 66% dos negócios de ônibus da marca foram com mercados externos.

Outro destaque de 2021 foi o ingresso da Volvo na aliança “Zero Emission Bus Rapid-Deployment Accelerator” (aceleração para uso de ônibus zero emissões), uma iniciativa entre várias instituições para impulsionar a implantação de ônibus cada vez mais limpos na América Latina. Como primeiro passo, em janeiro de 2022 a marca deu início a testes com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda no primeiro semestre deste ano a Volvo planeja realizar testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia.

A Volvo Financial Services encerrou 2021 com um recorde de R$ 4,8 bilhões em novos financiamentos, 65% a mais em relação ao ano anterior. O Consórcio Volvo atingiu R$ 1,5 bilhão em novas vendas, a melhor marca em 30 anos, com um crescimento de 20%. O volume de novos seguros e renovações, que atingiu R$ 118 milhões, superou os números de 2020 e de 2013, até então o melhor desempenho histórico da Corretora Volvo. A carteira total de ativos gerenciados pela VFS alcançou R$ 12,5 bilhões, um crescimento de 36% frente aos R$ 9,3 bilhões de 2021, incluindo-se aí os resultados do consórcio, Finame, CDC e leasing. O Banco Volvo financiou cerca de 40% dos caminhões, ônibus e equipamentos de construção da marca.

“O excepcional resultado de 2021 alimenta nossa confiança e compromisso para o futuro. Por isso estamos renovando nosso ciclo de investimentos na América Latina com mais R$ 1,5 bilhão. Será um período de grandes transformações na indústria de transportes e a Volvo continuará trazendo muitas inovações em produtos e serviços, em todos os segmentos em que atuamos”, finaliza Wilson Lirmann.

Foto: Volvo