VW apresenta mais um Constellation com 460 cv, destinado a aplicações off-road

A VW Caminhões e Ônibus lançou mais uma versão do Constellation com motor de 460 cv de potência, desta vez um chassi rígido, o novo 41.460 8×4. O modelo foi desenvolvido pelo BMB Mode Center, parceira da VWCO no desenvolvimento de tecnologias para veículos customizados da montadora, e é destinado a operações fora-de-estrada. O novo caminhão da família Constellation segue a tradição da marca em oferecer veículos sob medida para atender a aplicações específicas de clientes.

“Estamos sempre atentos aos anseios de nossos clientes, ofertando um Constellation chassi rígido off-road ideal para trabalhar na mineração, construção mais pesada ou aplicações madeireiras e florestais, com o conforto, a robustez e a economia já reconhecidas na família”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

O Constellation 41.460 é equipado com o motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil, com potência de 460 cv e torque máximo de 2.300 Nm em ampla faixa de rotações, acoplado à caixa de transmissão automatizada V-Tronic TraXon, desenvolvida em parceria com a ZF, de 12 ou 16 velocidades, calibrada para operações off-road, oferecendo ótimo desempenho e economia de combustível.

O novo caminhão VW 8×4 traz eixos traseiros vêm com redução nos cubos, ideal para operações severas de transporte pesado fora-de-estrada, e está disponível com diversas opções de entre-eixos, entre 5.200 e 5.800 mm, com peso bruto total (PBT) de 41 toneladas e capacidade máxima de tração de 125 toneladas.

Externamente, o modelo apresenta características específicas para a utilização off-road, com suspensões mais altas, um maior ângulo de ataque, para-choque robusto fabricado em aço, para evitar deformação e quebras, protetor de radiador e faróis com grades metálicas para impedir a quebra das lentes com pedregulhos.

Internamente, o Constellation 41.460 8×4 traz banco com suspensão pneumática e cinto de segurança integrado, com maior ergonomia e conforto para o motorista, volante com ajustes na empunhadura e posição de dirigir, e para o banco do passageiro há opção de encosto de cabeça. Para o acabamento dos bancos há duas opções, em tecido ou em couro sintético, sendo esta última com a vantagem de facilitar a limpeza quando o veículo opera em locais com muita poeira ou lama, comuns em aplicações fora-de-estrada.

Foto: VWCO