Isuzu e Cummins anunciam parceria para desenvolvimento de caminhão elétrico

A Cummins Inc., fabricante norte-americana de sistemas de motores e sistemas de powertrain, e a Isuzu Motors Limited, marca japonesa de caminhões e veículos comerciais leves, anunciaram um acordo para o desenvolvimento de um caminhão elétrico a bateria, que operará em serviços de distribuição em caráter de testes na América do Norte, sendo a primeira iniciativa de emissão zero criada pela Isuzu Cummins Powertrain Partnership (ICPP), fundada em 2019.

A Cummins se responsabilizará pelo fornecimento do sistema de powertrain elétrico PowerDrive6000 para o protótipo de caminhão Isuzu da série F, que entrará em operação nas principais frotas norte-americanas já a partir deste ano. Após uma fase piloto de testes e de demonstração aos potenciais clientes, a Isuzu identificará oportunidades de comercialização dos caminhões 100% elétricos destinados a médias distâncias, com componentes e assistência fornecidos pela rede Cummins em toda a América do Norte.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Isuzu para acelerar a descarbonização dentro desta parceria. É por meio de nosso compromisso conjunto com a inovação que fornecemos aos nossos clientes soluções de emissão zero seguras e confiáveis”, declara Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.

“Conforme abordado na Visão Ambiental Isuzu 2050, avançaremos em ações ambientais globais, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa e a garantia de uma sociedade próspera e sustentável. Como parte do caminho para a neutralidade de carbono, é muito significativo iniciarmos este projeto conjunto de protótipo de BEV na América do Norte. Por meio de nossa parceria, nos comprometemos a continuar explorando outras oportunidades de fontes de energia da próxima geração, incluindo tecnologias de powertrain elétrico, além da colaboração existente no powertrain”, destaca Koichi Seto, diretor do conselho e diretor executivo sênior da Isuzu.

A Cummins e a Isuzu mantém ideais em comum na busca de investimento e inovação em tecnologias de emissões zero, e decidiram unir-se estrategicamente com cada uma das companhias detendo grande expertise em suas respectivas áreas de atuação, uma concentrada no desenvolvimento e produção de veículos comerciais, enquanto a outra é especializada em sistemas de powertrain, com o objetivo de expandir ainda mais as colaborações para impulsionar o crescimento em nível global da mobilidade com zero carbono.

Foto: Isuzu/Cummins