VWCO lança novo Constellation 25.460, com motor de 460 cv

A VW Caminhões e Ônibus está apresentando uma nova versão da bem-sucedida família de caminhões Constellation, o cavalo mecânico extrapesado 25.460, equipado com o motor MAN D26 de 12,4 litros e 460 cv de potência. A marca já havia lançado em 2020 um Constellation com essa mesma potência, o 33.460, mas direcionado a operações fora-de-estrada. O novo modelo que agora chega vem preencher uma lacuna no segmento de extrapesados de entrada, logo abaixo da linha Meteor, e atende à nova resolução do Contran para cavalos mecânicos trucados, que agora podem operar com implementos semirreboques de três eixos e quatro eixos ou bitrem, alcançando um peso bruto total combinado (PBTC) de até 58,5 toneladas.

O motor MAN do 25.460 é acoplado a uma transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, que recebeu uma nova calibração ajustada a operações rodoviárias. O novo caminhão VW possui configuração 6×2 e capacidade máxima de tração (CMT) de 70 toneladas. A cabine é a já conhecida leito da família Constellation, que embora não apresente espaço ao nível de brutos extrapesados de longo curso, ganhou suspensões com quatro bolsões pneumáticos, climatizador de série e sistema de direção totalmente novo, tudo para proporcionar maior conforto ao motorista.

“O VW Constellation 25.460 é o mais novo exemplar do conceito ‘menos você não quer, mais você não precisa’, que consagrou a família de extrapesados Volkswagen com o lançamento do Titan Tractor. E agrega as evoluções ao longo desse período: todas as unidades do modelo já saem de fábrica com a plataforma de conectividade RIO para propiciar a telemetria e os consequentes ganhos operacionais”, declara Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

O novo cavalo possui entre-eixos de 3.600 mm e é equipado com suspensão metálica desenvolvida com robustez para a realidade brasileira de operação. A boa autonomia do veículo é garantido por dois tanques de 470 litros de combustível, além de tanque para 100 litros de ARLA 32, a maior capacidade da categoria, o que maximiza a produtividade por evitar a necessidade de reabastecimento durante a viagem.

O Constellation 25.460 traz vários itens de tecnologia embarcada, como o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o sensor de inclinação para ajustar a rotação e melhorar o consumo de combustível, o Eco-roll, que aproveita a inércia e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, auxiliando na redução do consumo de combustível, o modo manobra, que controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando uma saída suave, sem trancos, o kick-down, que reduz a marcha ao pisar fundo no acelerador, aumentando o giro do motor em ultrapassagens, e o EasyStart, assistente de partida em rampa.

Foto: VWCO