DAF lança novas versões com chassi rígido do caminhão CF, inclusive um inédito 6×2

A DAF Caminhões Brasil está ampliando a linha CF com chassi rígido, com o novo motor Paccar GR-7, com 6,7 litros, na versão já existente 8×2, com PBT (peso bruto total) de 29 toneladas, e na inédita versão 6×2, com PBT de 23 toneladas. Assim, a DAF expande sua atuação no segmento de caminhões semipesados. Os modelos são produzidos na unidade industrial da marca em Ponta Grossa (PR) e chegarão à rede DAF de concessionárias em fevereiro.

“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o novo CF”, declara Luis Gambim, diretor comercial da DAF Caminhões Brasil.

O novo CF é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space. A inédita cabine Day é exclusiva da configuração 6×2, destinada ao uso diurno, com 1,60m de altura interna e sem área de leito. A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com uma cama de 2,23 m de comprimento nas versões 6×2 e 8×2. Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,23 m de altura e 2,10m de comprimento e possui beliche com escada para acesso à cama superior. As camas, com medidas totais de 2045 x 680 mm, das versões leito trazem colchões de alta qualidade, com anatomia que oferece conforto aos ocupantes.

“Desde o início do projeto do novo caminhão, a DAF Caminhões Brasil teve o compromisso de colocar o motorista em primeiro lugar. Todo a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso vai proporcionar a ele menos cansaço e contribuir para uma maior atenção ao volante, conduzindo o veículo de maneira mais eficiente e segura. É por isso que o novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria”, destaca Jarno Broeze, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Brasil.

O DAF CF apresenta acabamento de alto nível com foco no conforto e a ergonomia do motorista, com opções de bancos para motorista e passageiro que incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e descansa-braço. A cabine conta com cortinas blackout, que proporciona o bloqueio da luz externa e a privacidade dos ocupantes, tendo como opcionais a cortina central e a função maleiro. A iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais com três níveis de regulagem.

Entre os opcionais, a nova família CF oferece quebra-sol verde translúcido com acabamento prateado, buzina pneumática de teto, faróis principais em LED, faróis auxiliares com função cornering, com a luz acompanhando a direção para a qual apontam os pneus dianteiros, aviso sonoro de marcha à ré, espelho de aproximação frontal, climatizador de teto, suporte fixo para estepe, airbag, rodas de alumínio e ar-condicionado com função “Auto”, sendo eficiente, inteligente e econômico ao resfriar a cabine na temperatura selecionada rapidamente, mantendo-a estável dentro da cabine. A geladeira interna é um item opcional em todas as versões, com capacidade para 33 litros, para o transporte de alimentos ou medicamentos.

A linha DAF CF vem equipada de série com o Assistente de Performance do Condutor, que mostra em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, sugerindo melhorias para diminuir o consumo de combustível. O painel de instrumentos é moderno, intuitivo e com comandos que podem ser acionados no volante.

O novo propulsor Paccar GR-7 foi desenvolvido especialmente para a família CF, com seis cilindros e 6,7 litros, está disponível nas versões de 280 cv de potência com 950 Nm de torque, e de 300 cv com torque de 1.000 Nm, ambos com curva de torque plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos. O motor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O sistema de freio-motor é do tipo “borboleta”, com 224 cv de potência.

Os caminhões CF contam com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic de 12 marchas, desenvolvida para operar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas, resultando em maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção, maior economia de combustível e maior segurança.

A linha de semipesados da DAF ganhou novos eixos trativos MS-155 20T da Meritor, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, contribuindo com a redução do consumo de combustível e baixo custo operacional devido ao menor índice de manutenção, além de eixo de apoio da Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF 133N, do tipo viga de aço forjado, proporcionando robustez, e mantendo o mesmo segundo eixo direcional na versão 8×2.

O tanque de combustível possui capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque ARLA 32 tem capacidade de 42 litros, ambos confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo e na prevenção de explosões e incêndios. Os caminhões da família DAF CF vêm de série com pneus 275/80 R22,5, e com pneus 295/80 R22,5 como opcionais.

O lançamento confirma a presença crescente da DAF no mercado brasileiro, que iniciou suas atividades no país apenas com modelos extrapesados. De acordo com a montadora, as novas versões da linha de semipesados CF têm como público-alvo os motoristas autônomos e os pequenos produtores que operam na distribuição de até 35 toneladas, um segmento competitivo, com a participação das principais marcas de caminhões atuantes no Brasil, principalmente na configuração 6×2.

Foto: DAF