Promoção da Mercedes-Benz paga CNH categoria C para 30 mulheres

A Mercedes-Benz do Brasil realizou a promoção Na Direção dos Seus Sonhos, na qual foram custeados cursos de formação de motoristas categoria C para 30 mulheres finalistas. A campanha faz parte da iniciativa da montadora em promover a inclusão de mulheres motoristas no transporte rodoviário de cargas. As vencedoras da promoção foram convidadas a visitar a fábrica de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP) para conhecerem a linha de montagem dos veículos e realizar test-drive em caminhões da marca em um circuito interno.

Marina Harth, uma das ganhadoras da promoção, por exemplo, filha e esposa de caminhoneiros e mãe do Augusto, conta que praticamente foi criada numa boleia, que ama a profissão e não quer outra, podendo agora dividir a direção do veículo com o marido em viagens. Já Patrícia Souza sempre teve o sonho de se tornar caminhoneira, tendo adiado esse plano por um tempo, mas agora obteve a chance de realizá-lo.

Filha de uma costureira e de um caminhoneiro, Simone Soga, casada com caminhoneiro e mãe de dois meninos, conta que, desde pequena, viajava com o pai pelas estradas do país. Saiu de sua cidade natal para estudar, mas diz que a estrada é o seu sonho, tendo até aprendido a fazer pequenos reparos no veículo e agora poderá ajudar o marido e o pai também como motorista de caminhão.

“Assim como a Marina, a Patrícia e a Simone, todas as vencedoras dessa promoção demonstraram força e determinação em seus objetivos e desafios, fazendo o curso de formação e obtendo a habilitação necessária para viverem como desejam, ocupando seu próprio espaço, mostrando sua capacidade de desempenhar uma função tão bem quanto qualquer outro profissional. Assim, sonhos se tornaram realidade”, declara Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

As novas motoristas profissionais foram recepcionadas na fábrica da Mercedes-Benz pela executiva Ebru Semizer, por Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões, e por João Moita, o “Embaixador da Voz das Estradas”, movimento criado pela Mercedes-Benz para ouvir as opiniões e sugestões de motoristas e transportadores do Brasil. O evento contou ainda com palestras das caminhoneiras influencers Vanessa Mariano, Paulla Demeneghi e Nick, e com um show de stand-up com a comediante Criss Paiva. Todos os participantes realizaram testes de covid-19 e utilizaram máscaras e álcool em gel.

“São momentos como esse que fazem com que o Movimento A Voz Delas siga firme em seu propósito, que é ouvir as mulheres a fim de conhecer o dia a dia e os desafios de quem faz da boleia uma extensão de sua casa, sejam aquelas que já são profissionais do volante ou as que têm o sonho de ser caminhoneira. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância das mulheres no transporte, sejam as motoristas e também as cristais, que acompanham seus companheiros pelas estradas do Brasil”, destaca a gerente Ebru Semizer.

Essa promoção da Mercedes-Benz do Brasil contou com a colaboração do Sest Senat, da FABET e do Setcesp. “Junto com nossos parceiros, estamos capacitando essas profissionais para fazerem a diferença no mercado de trabalho. Queremos que elas acreditem e confiem na realização dos seus sonhos”, finaliza Ebru.

Foto: Mercedes-Benz