VW Delivery Express+ fica mais potente e econômico para atender Proconve P8

A VW Caminhões e Ônibus anuncia que o Delivery Express+ é o primeiro modelo de seu portfólio que atende à norma de emissões Proconve P8 (equivalente à europeia Euro 6), que entra em vigor para a categoria no país este mês. Além de enquadrar-se à exigência ambiental, o caminhão ganhou mais potência e economia, resultando na redução de até 5% no consumo de combustível em relação à versão anterior, além de manter todo o pacote de itens de segurança que ganhou ao longo de 2021.

“Estamos muito otimistas com as novidades do modelo para atrair cada vez quem tem investido em sua frota própria com o crescimento do e-commerce em todo o país. Temos a opção ideal para esse cliente: econômico, com capacidade de carga de caminhão e que pode ser dirigido com a mesma habilitação de um carro de passeio”, declara Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VW Caminhões e Ônibus.

O Express+ é equipado com um novo motor de três litros da FPT Industrial com calibração desenvolvida pelo time de engenharia da VWCO, com potência de 156 cv e torque máximo de 360 Nm, disponível em rotações mais baixas, resultando em arrancadas e acelerações melhores, inclusive em subidas, tornando o veículo ágil e econômico em operações urbanas. O propulsor possui tecnologia SCR, com tanque de Arla 32 integrado ao de combustível. Para alcançar esses resultados, a montadora investiu num amplo programa de desenvolvimento com cerca de 15 protótipos rodando mais de um milhão de quilômetros em testes de durabilidade. Para este programa, a montadora criou uma nova equipe de softwares para o desenvolvimento de melhorias no caminhão.

O Delivery Express+ traz de série um sistema de controle de estabilidade (ESC, sigla em inglês) similar ao utilizado em automóveis, evitando derrapagens e diminuindo risco de perda do controle da direção, inclusive em pisos molhados. O ESC atua o tempo todo em conjunto com os freios ABS e o controle de tração (ATC, sigla em inglês), com sensores eletrônicos monitorando constantemente a trajetória do veículo e alertando para qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo, ativando automaticamente os freios de roda e ajustando o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle. O modelo ainda traz auxílio de partida em rampa mesmo com transmissão manual, acionado de maneira automática, mantendo o veículo parado por até quatro segundos após a liberação do freio em ladeiras com inclinação superior a 5%, facilitando arrancadas em subidas ou ré em declives, impedindo a rolagem em sentido contrário de marcha.

O Express+ recebe essas melhorias e mantém as características que consagraram a família Delivery, como a cabine com design de última geração que apresenta a melhor ergonomia do segmento, com conforto de automóvel e reduzido ruído interno. O modelo pode ser dirigido por motorista com CNH categoria B, a mesma para carros de passeio, além de apresentar rodado simples na traseira, pagando pedágio de automóvel, e poder circular em áreas de restrição para veículos maiores por ser classificado como um veículo urbano de carga (VUC) e sujeito apenas a rodízios municipais.

Foto: VWCO