Caminhões Tatra 8×8 encomendados pelo Exército Brasileiro desembarcam em Paranaguá

Seis unidades do caminhão militar Tatra 8×8 desembarcaram na primeira semana de dezembro no Porto de Paranaguá (PR). Os veículos, produzidos na República Tcheca, foram encomendados pelo Exército Brasileiro e chegaram em contêineres flat rack transportados pelo navio Cap San Lorenzo.

“Ficamos muito satisfeitos aos sermos escolhidos pelo Exército Brasileiro como porto para essas operações especiais. Nossos terminais e operadores, a exemplo do TCP [Terminal de Contêineres de Paranaguá], além de agilidade, operam esse tipo de carga de projetos, com muita segurança e eficiência”, declara Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Segundo informação oficial do EB, os caminhões serão utilizados para transportar e lançar pontes móveis e destinados a dois batalhões, o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld), em Alegrete (RS), e 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), em Porto União (SC).

A operação de desembarque dos Tatra 8×8 foi realizada pela TCP Log, subsidiária logística do Terminal de Contêineres de Paranaguá, na modalidade carga de projeto. Por terem pesos, medidas e dimensões maiores que as cargas convencionais, os veículos foram transportados em contêineres flat rack, que não possuem as laterais e o teto.

“O TCP tem uma equipe dedicada para a operação de carga projeto, com profissionais com mais de 20 anos de experiência e que é especializada em soluções logísticas pensadas caso a caso, para atender individualmente as demandas dos importadores e exportadores. Além disso, conta com um parque de equipamentos completo, o que faz com que a operação aconteça em segurança e com a maior rapidez possível”, destaca Thomas Lima, diretor comercial e institucional do TCP.

A operação teve duração de uma hora, com os veículos retirados dos contêineres através do uso de reach stacker (empilhador retrátil) e colocados em carretas prancha do Exército Brasileiro para serem transportados aos batalhões de destino. A Tatra apresentou no mês de junho, em solenidade oficial do Governo do Paraná, dois modelos de caminhões militares 6×6 que serão produzidos na planta industrial a ser inaugurada em Ponta Grossa (PR), modelos menores do que os 8×8 que desembarcaram em Paranaguá neste mês.

Com informações da AEN (PR) | Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná