Criação do Iveco Group em janeiro é aprovada pelos acionistas da CNH Industrial

A CNH Industrial anunciou nesta quinta-feira (23) que os acionistas do grupo aprovaram, com 99% de votos favoráveis, a cisão do Iveco Group. Com a medida, a nova empresa se tornará a partir de 1° de janeiro de 2022 um grupo independente da CNH, e atuará essencialmente no segmento de veículos comerciais rodoviários, chamado pela companhia de “On-Highway”. A sede do novo Iveco Group NV será em Amsterdã, nos Países Baixos.

A aprovação pelos acionistas da CNH Industrial faz parte de exigência regulatória da União Europeia para oficialização da separação da nova empresa, o que faz parte da avaliação protocolar anti-truste para garantir que toda ação de cisão ou fusão corporativa esteja em pleno acordo com a legislação que rege as operações empresariais no continente europeu para proteger os investidores.

Os acionistas da CNH Industrial têm direito a receber uma ação ordinária do Iveco Group para cada cinco ações ordinárias da CNH detidas no fechamento dos negócios na data de registro para alocação, 4 de janeiro de 2022. As ações ordinárias da CNH Industrial em circulação serão cotadas já a partir do dia 3 de janeiro nas bolsas de valores de Milão e Nova York. Os acionistas também aprovaram a nomeação de dois novos membros não executivos do conselho, a italiana Catia Bastioli e a sueca Åsa Tamsons.

O novo Iveco Group reúne as marcas Iveco (caminhões e utilitários), Iveco Bus e Heuliez (ônibus), Astra (caminhões off-road e sistemas para transporte de cargas especiais), FPT Industrial (motores, transmissões e grupos geradores), Iveco Defence Vehicles (veículos militares), Magirus (sistemas de combate a incêndio) e Iveco Capital (braço responsável pelas transações financeiras do grupo). Em outubro já havia sido definido o logotipo do novo grupo industrial.

Foto: Iveco