Iveco lança para a linha 2022 o Daily 35-160 que atende à norma Proconve P8

A Iveco apresenta o chassi-cabine Daily 35-160 Euro VI, que atende à norma Proconve P8 do Ibama, que determina a redução de emissões de carbono e que entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022 para veículos novos que nunca obtiveram Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor (LCVM). A partir de 2023, a norma se estenderá aos demais modelos da frota de veículos de carga comercializados no Brasil. O modelo é o mais bem-sucedido da linha Iveco, sendo uma referência no segmento que apresentou aumento significativo de demanda por conta da expansão do e-commerce e da distribuição urbana, com serviços de coleta e entrega.

“Estamos em um movimento contínuo para aprimorar o que já é destaque no mercado, caso da Daily. Nosso cliente pode ter a certeza de que o time Iveco trabalha incansavelmente olhando para as necessidades do dia a dia dele, e isso se aplica também na prestação de serviços em nossa rede de atendimento. Não mediremos esforços para seguir inovando e nos destacarmos entre os grandes players do setor”, declara Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

Com chassi robusto de 5 mm de espessura, o Daily 35-160 ganhou capacidade extra de 200 quilos (PBT técnico) em relação à versão anterior, chegando a 4.400 kg. O modelo apresenta a robustez de um caminhão, mas com o conforto de um automóvel. A cabine tem design similar ao do Daily europeu, o que torna o chassi-cabine um produto de nível global. “Privilegiamos o design e a ergonomia, em alinhamento com a versão comercializada na Europa, para que o cliente tenha prazer ao dirigir e sinta que ele tem mais do que uma ferramenta de trabalho, e sim um companheiro para a jornada diária”, destaca Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Produto da Iveco para a América Latina.

Internamente, o novo painel TFT apresenta novos grafismos no quadro de instrumentos e tela colorida de LCD central com 3,5 polegadas com funções de gerenciamento e monitoramento semelhantes aos sistemas mais modernos que equipam os automóveis, com controle realizado por meio de comandos no volante. Os novos bancos está mais confortáveis, apresentando assento maior, novos apoios de cabeça, novos tecidos e espumas, com inéditas regulagens que permitem ao motorista encontrar a melhor posição para dirigir. O interior traz ainda uma série de porta-objetos e um novo compartimento com 80 litros embaixo do assento do passageiro.

O Daily 35-160 traz ainda importantes itens de segurança geralmente mais comuns em veículos premium, como o TPMS (gerenciamento de pressão de pneus), Auto-Headlight (farol automático que acende e apaga de acordo com a necessidade), Rain-Sensor (regula a velocidade do limpador de para-brisa automaticamente de acordo com a intensidade da chuva), faróis com função cornering, com a luz de neblina acendendo automaticamente e focalizando o trajeto do veículo em curvas.

O modelo possui motor FPT F1C Max da FPT Industrial, com 3,0 litros e 160 cavalos de potência e torque de 380 Nm, com injeção eletrônica Common Rail de última geração e turbocompressor de geometria variável (VGT). O cárter foi ampliado para 9,3 litros de capacidade, 34% maior do que na versão anterior, e a relação de eixo foi alongada. “Esse é o motor mais avançado que já equipou a linha Daily, com redução de 50% no número de paradas para revisão programada, já que graças ao novo cárter estendemos o intervalo de manutenção de 15 para 30 mil quilômetros. Destaco também a redução de até 6% no consumo de combustível, o tanque de ARLA que pode rodar meses sem necessidade de reabastecimento, tamanha economia e autonomia, além do sistema de exaustão que atende as normas Euro VI projetado para durar toda a vida útil do veículo. Ou seja, o cliente não precisará se preocupar com o novo sistema de pós-tratamento Euro VI”, ressalta Bernardo Brandão.

Para o desenvolvimento do modelo, a equipe de engenharia da Iveco realizou no total 100 testes físicos, 50 testes virtuais, mais de 1 milhão de quilômetros rodados e cerca de 750 colaboradores trabalhando, direta ou indiretamente, somando 260 mil horas de desenvolvimento, além de unidades testadas por clientes em condições reais de operação.

O Daily 35-160 Euro VI é o primeiro da família Daily 2022, o próximo é o 30-160 City, destinado a aplicações como VUC, com chassi de 4mm, suspensão traseira parabólica e pacote de entrada com ótimo custo-benefício. As versões de 4 a 6,5 toneladas chegam ao mercado no início de 2023 igualmente atendendo ao Proconve P8.

“Com o Daily 35-160 Euro VI trabalharemos para manter a liderança de mercado no segmento de leves, fundamental para o market share geral da Iveco. O segmento de leves corresponde a 18% do mercado total de caminhões. Hoje somos líderes na categoria chassi-cabine e, somente no segmento de 3,5 toneladas chassi-cabine, temos uma participação de mais de 35% nessa fatia de mercado”, explica Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.

Segundo Barion, o 35-160 Euro VI apresenta um valor de manutenção preventiva até 22% menor que a versão Euro V. “O cliente também não precisa se preocupar com o custo do ARLA, pois com a redução de consumo que o modelo proporciona compensamos facilmente o adicional de custo que ele traria”, diz Barion. Além disso, a mão de obra das três primeiras revisões programadas para o Daily 35-160 Euro VI é grátis, e será oferecido o Plano de Manutenção Especial para as primeiras 700 unidades comercializadas do modelo. O cliente gastará menos de cinco reais ao dia durante os três primeiros anos de uso do veículo.

O modelo foi desenvolvido no país com foco nos clientes nacionais, buscando atender às demandas específicas de suas operações de transporte e logística. “O Iveco Daily 35-160 Euro VI é brasileiro, com muito orgulho. Além de preparar esse pacote de soluções com foco em quem roda nas cidades e nas áreas rurais do país, aumentamos o índice de nacionalização de peças no processo de fabricação”, finaliza Brandão.

Foto: Iveco