Fiat lança Fiorino com nova frente e mais outras novidades para a linha 2022

A Fiat está apresentando a linha 2022 do Fiorino, minifurgão que é referência no seu segmento, contando com mais de 90% de participação de mercado no Brasil, sendo um grande sucesso de vendas desde o lançamento da primeira geração em 1980, quando era derivado do Fiat 147. Com o crescimento do e-commerce, vem aumentando consideravelmente a demanda por veículos comerciais destinados a entregas urbanas, e a Fiat decidiu melhorar ainda mais seu consagrado furgão compacto que possui capacidade de carga de 650 kg .

O modelo traz novidades, a mais visível à primeira vista é a nova frente, que ganhou nova grade com três barras horizontais que levam o novo logo Fiat Script, já apresentado em outros modelos da marca e que indica a nova fase da montadora, além do Fiat Flag no canto inferior direito, com as cores da bandeira da Itália, país de origem da Fiat. Completa o facelift do Fiorino os faróis com máscara negra e o novo para-choque dianteiro com design parecido com o da nova Fiat Strada, com aspecto mais robusto.

No interior o novo Fiorino ganhou novo painel, o mesmo da nova Strada, com entradas de ar maiores no centro do painel, e cluster que inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. O novo volante possui regulagem de altura de série e traz ao centro o novo logo Script da marca. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais quatro porta-objetos, totalizando treze compartimentos, com um total de 18,3 litros, 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o espaço destinado a máquinas de cartão na porta, além do compartimento acima do porta-luvas e dos novos painéis de portas, com foco na versatilidade e ergonomia para a atuação do profissional que opera o furgão.

O novo Fiorino 2022 vem de série com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina. Entre os itens de fábrica, estão os de segurança, como controle de tração e estabilidade (ESC), que usa diversos sensores que detectam situações de risco para o veículo e atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle, e o Sinal de Freio de Emergência, que aciona automaticamente o pisca-alerta e pisca as luzes de freio, para reduzir o risco de colisões traseiras.

O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), que detecta quando o veículo está parado em um aclive, mantendo os freios acionados por alguns segundos, o que contribui para a segurança nas arrancadas em ladeiras. O recurso também é ativado com o carro em marcha-à-ré em descidas íngremes.

Os bancos foram renovados em relação aos anteriores para proporcionarem mais conforto para os ocupantes, superando nesse quesito até alguns veículos de passeio da concorrência, além de utilizar material mais resistente, adequado ao uso profissional para o qual o Fiorino se destina. O novo painel de porta oferece mais apoio para os braços do motorista e do passageiro de qualquer estatura.

O ar-condicionado do modelo foi recalibrado, com capacidade de resfriar o interior do veículo em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, resultando em um resfriamento 18% mais rápido da cabine, de acordo com testes de laboratório e simulação de condições reais de trânsito urbano pesado realizados pela engenharia do Grupo Stellantis em Betim (MG). Outra novidade são as palhetas do limpador de para-brisa, que agora são do tipo flat-blade, permitindo uma melhor limpeza do vidro, a redução de ruído aerodinâmico e a maior vida útil do componente, com garantia exclusiva de seis meses.

O novo Fiat Fiorino é equipado com o já consagrado motor 1.4 Evo Flex, agora ajustado para atender às novas normas de emissões e ruído do Proconve L7. O propulsor apresenta ótimo torque em baixas rotações, adequado para o transporte de cargas em ambientes urbanos, além de ter ficado ainda mais econômico, com uma redução de até 11,8% no consumo de gasolina e de 8,3% com etanol, com potência de 86 cv e torque de 120 Nm com uso de etanol.

A transmissão manual de cinco marchas também recebeu ajustes, com a 2ª e 3ª marchas agora com relações mais curtas, proporcionando mais agilidade no trânsito urbano e reduzindo a necessidade de trocas em retomadas e subidas. A 5ª marcha foi alongada em 5%, diminuindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro, resultando em redução do consumo e do nível de ruído na cabine. A marcha-à-ré foi encurtada em 14%, facilitando manobras em ladeiras mesmo com o veículo totalmente carregado.

A suspensão traseira, já reconhecida por sua capacidade de carga e robustez, utilizando eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, similar à da nova Strada, agora passa a usar materiais de maior resistência, o que tornou o conjunto mais leve e reduziu o câmber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade do furgão compacto.

Essas melhorias complementam os atributos que tornaram o Fiat Fiorino favorito de empresários e frotistas. Isso inclui a robustez de um veículo pensado para o trabalho, a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.

O modelo também deverá ser renovado para exportação a alguns países da América Latina, recebendo no centro da grade, porta traseira, rodas e volante o logo da Ram, marca com a qual o furgão é vendido nesses mercados externos, com os nomes 700 Rapid, V700 Rapid ou V700 City. O Fiat Fiorino 2022 está disponível para comercialização na rede de concessionárias Fiat em todo o Brasil na versão Endurance 1.4 Evo Flex pelo valor sugerido de R$ 99.990.

Fotos: Fiat