Vendas do VW Meteor crescem mais de 25% em dois meses

A linha de caminhões extrapesados Meteor já superou o marco de 2.800 unidades emplacadas em pouco mais de um ano após seu lançamento. De setembro a outubro, o modelo da VW Caminhões e Ônibus conquistou alta de mais de 25% no volume total comercializado no mercado nacional. O Meteor 29.520 já figura no ranking de extrapesados mais vendidos do país.

“O segmento é o que mais se expande no país e temos acompanhado esse movimento, como uma das marcas com maior percentual de aumento, consolidando nossa marca junto ao cliente do mercado extrapesado, graças também à uma forte parceria com nossa rede de concessionárias com mais de 150 pontos espalhados por todo o país”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da VWCO.

O Meteor foi lançado para atender à demanda por um modelo que proporcione maior conforto e espaço para operações de transporte rodoviário de longo curso. Para isso, a VWCO compartilhou o mesmo projeto do MAN TGX, modelo referência no segmento, mas direcionado especialmente para o mercado brasileiro e suas características, contando com a cooperação do time europeu do Grupo Traton em parceria com a engenharia da marca em Resende (RJ) para o desenvolvimento do maior veículo VW do mundo.

Uma das vantagens do novo extrapesado é o moderno motor MAN D26 que passou a ser fabricado no Brasil, o que proporciona redução de custos de produção e de manutenção, resultando na melhoria do custo total de propriedade (TCO) para os clientes. O propulsor nacionalizado do Meteor conta com as versões com potências de 460 e 520 cv. A versão de 460 cv inclusive equipa também o extrapesado Constellation 33.460 6×4, modelo destinado principalmente a aplicações fora-de-estrada.

Em setembro, para comemorar um ano do modelo no mercado, o Meteor ganhou opção de suspensão pneumática e novos entre-eixos, ampliando seu portfólio com oito novas configurações. Os cavalos mecânicos 28.460 e o 29.520 podem ser adquiridos com oito bolsões de ar nas configurações de tração 6×2 ou 6×4, e com opções de distância entre-eixos de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm, de acordo com o implemento mais indicado para a melhor distribuição de carga na sua aplicação, também disponíveis para a versão com suspensão metálica, permitindo que a família de extrapesados da VW possa atender a uma ampla faixa de operações de transporte.

A suspensão pneumática do Meteor apresenta um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo, permitindo a redistribuição de forma a equilibrar o peso na carroceria. O motorista também pode programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento rodoviário durante o carregamento ou o descarregamento do veículo através de um controle remoto acionado de dentro da cabine do caminhão.

O crescimento das vendas do novo extrapesado Meteor demonstra a boa aceitação pelo mercado e reflete a qualidade e modernidade do produto e também o nível de confiabilidade da marca Volkswagen, que conta com grande prestígio no segmento de veículos comerciais no Brasil e também em outros mercados do mundo para onde são exportados os caminhões e ônibus da marca, como os países da América Latina, da África e do Oriente Médio.

Foto: VWCO