Unidade industrial da VWCO em Resende celebra 25 anos

A VW Caminhões e Ônibus comemora os 25 anos de seu complexo industrial localizado em Resende (RJ). Com investimento inicial de US$ 250 milhões, a montadora já quintuplicou os recursos aplicados para o desenvolvimento de suas operações na planta, que tiveram um salto qualitativo desde sua instalação na cidade. Atualmente, a marca apresenta uma das linhas de veículos comerciais mais completas do mercado brasileiro, oferecendo em seu moderno portfólio até o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, o e-Delivery.

“Ao longo de 25 anos, nossa fábrica se tornou referência com inédito Consórcio Modular e o e-Consórcio, além de produzir uma série de veículos que se tornaram verdadeiros ícones do transporte. Hoje ocupamos um complexo fabril de 1 milhão de metros quadrados com 4.500 colaboradores, conquistando os mercados brasileiro e internacional. O segredo do sucesso da nossa marca se baseia em um pilar sólido: o cliente está sempre em primeiro lugar”, declara Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.

Com a inauguração da sua fábrica de caminhões e ônibus em 1996, a VW produziu na unidade produtos que foram destaque, como a Série 2000, o Constellation, duas gerações do Delivery, o primeiro chassi de ônibus VW com motor traseiro, veículos da marca MAN, as linhas Euro 3 e Euro 5, a adoção do sistema de Consórcio Modular, a expansão para mercados internacionais e o VW Meteor, o primeiro caminhão extrapesado da marca, sendo atualmente o maior Volkswagen do mundo.

Atualmente, a montadora oferece uma linha de caminhões com capacidade de 3,5 a 125 toneladas de PBT (peso bruto total) e também de ônibus, com a linha de chassis Volksbus para os setores de transporte de passageiros urbano, fretamento, rodoviário, rural e escolar. Especialmente no segmento escolar, a VWCO destaca-se como a maior fornecedora de veículos para o programa Caminho da Escola para o transporte de estudantes em municípios de todo o território nacional.

A fábrica de Resende celebra seu 25° aniversário no mesmo ano em que a marca VW Caminhões e Ônibus completa seus 40 anos de existência. A divisão de veículos comerciais pesados da montadora alemã foi criada em fevereiro de 1981, algo inédito no mundo para a marca, e posteriormente foi sendo internacionalizada com vendas a outros países dos continentes latino-americano, africano e até europeu, passando atualmente a integrar o braço do Grupo Volkswagen dedicado a marcas de veículos comerciais, a Traton, que também inclui MAN, Scania e International Trucks.

A planta industrial do Sul Fluminense desenvolveu o Consórcio Modular, modelo de produção em que a VWCO delega a responsabilidade de montagem dos veículos a oito fornecedores parceiros instalados no complexo, ficando o controle de qualidade da produção sob a supervisão da Volkswagen, um conceito inovador de fábrica em que a montagem é efetuada por empresas especialistas em suas respectivas áreas, como trem de força, suspensões, entre outros componentes dos veículos. Outro passo inovador da VW Caminhões e Ônibus é a implantação do novo e-Consórcio destinado à produção de veículos comerciais elétricos.

Na unidade de Resende também está localizado o departamento de engenharia da VWCO, onde são realizados o desenvolvimento de caminhões e ônibus com um time que segue o mesmo padrão global da marca, com testes de resistência e qualidade que atendem às rigorosas normas internacionais que garantem a produção de veículos comerciais aptos a serem exportados através dos 350 pontos de vendas da marca distribuídos em dois continentes.

Foto: VWCO