Randon desenvolve rodotrem graneleiro basculante Concept Trailer

A engenharia da Randon Implementos, em parceria com a Volvo Caminhões, a Hyva e a Continental, desenvolveu o Concept Trailer, um novo conceito de rodotrem basculante, apresentado em setembro no caminhão extrapesado Volvo Efficiency Concept Truck. O implemento rodoviário graneleiro será testado em operação real no escoamento da safra de grãos das regiões produtoras para os principais portos do Brasil. O conjunto de semirreboque e reboque é dotado de recursos de automação, sensores e peso reduzido, com o intuito de otimizar a performance e reduzir os custos de operação para o transportador.

A redução de peso do Concept Trailer foi obtida com utilização de menos solda, alumínio e aços de alta resistência, resultando em um implemento uma tonelada mais leve que o modelo similar atual, empregando processos de fabricação inéditos no segmento. O design ficou elegante e apresenta menor arrasto aerodinâmico com a ausência de colunas na caixa de carga, a inclusão de defletores na parte traseira e de saias que envolvem as laterais e para-lamas.

O Randon Concept Trailer possui um pacote tecnológico que amplia a eficiência e segurança na operação, como sensor e câmera de ré interligados ao sistema de freios, que atuam automaticamente quando há presença de obstáculos na área de manobra, além do sistema antitombamento que ajuda a corrigir a trajetória em condições de risco. O implemento apresenta ainda conectividade, fornecendo informações ao motorista como temperatura e pressão dos pneus, carga por eixo e monitoramento do desgaste das pastilhas de freio.

A operação de acoplamento e desacoplamento do conjunto foi otimizada com sensores nas quintas rodas e sistema de levantamento elétrico, contribuindo para a segurança dessa operação. O enlonamento da carga é realizado por um sistema totalmente automatizado, acionado por controle remoto, que reduz o tempo e elimina a necessidade do operador subir na caixa de carga. O Concept Trailer identifica quando o trailer não está carregado e suspende automaticamente os eixos para redução do desgaste dos pneus e do consumo de combustível.

“Com design diferenciado, uma tonelada mais leve e totalmente conectado com o cavalo mecânico e com o motorista, este novo produto traz o futuro para o presente, em um novo conceito para o transporte de cargas. O próximo passo da companhia é, a partir desse novo conceito lançado agora, aplicar essas tecnologias nas novas gerações de produtos que já fazem parte do portfólio da empresa”, finaliza Sandro Trentin, diretor superintendente da divisão Montadora das Empresas Randon.

Ficha Técnica
Randon Concept Trailer

Capacidade volumétrica: 70 m³ (35 + 35 m³)
Tara: 15.090 kg
Peso Bruto Total Combinado (PBTC): 74 toneladas
Suspensão pneumática
Pneus Continental Super Single com rodas em alumínio
Eletronic Braking System (EBS)
Freios a disco
Enlonamento automático

Assista aqui o video de apresentação do Randon Concept Trailer

Foto: Randon