Mercedes-Benz inicia a produção em série do eActros na Alemanha

A primeira unidade do caminhão 100% elétrico eActros da Mercedes-Benz foi fabricada, inaugurando o novo Future Truck Center, no complexo industrial de Wörth, na Alemanha. O evento de apresentação do modelo produzido em série e da linha de montagem contou com a presença de Daniela Schmitt, ministra da Economia e Transportes do estado da Renânia-Palatinado, região onde está localizada a planta, e de executivos da montadora.

“O início da produção em série do eActros é uma prova muito concreta de que levamos a sério o transporte livre de emissões. O eActros, primeiro caminhão elétrico de série da Mercedes-Benz, e nossos serviços relacionados são um grande passo para nós e para nossos clientes em direção ao transporte rodoviário livre de emissões de CO2. E o veículo também tem um significado muito especial para a fábrica de Wörth: o o futuro da Mercedes-Benz quanto à produção de caminhões está apenas começando. Queremos expandir a produção em série de nossos caminhões elétricos aqui, em Wörth”, afirma Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG, responsável pela Mercedes-Benz Trucks.

A linha de montagem do Prédio 75 do Future Truck Center entrou oficialmente em operação na última semana, onde mais modelos de caminhões eletrificados serão também produzidos, como o eEconic, desenvolvido para uso municipal, programado para começar a ser fabricado no segundo semestre de 2022, e o eActros LongHaul, destinado a transportes em longas distâncias, programado para começar a ser produzido em série em 2024. Diversos preparativos foram realizados para os novos processos de produção nos últimos meses, que incluíram, entre outras coisas, a construção de uma nova linha de montagem.

O eActros é fabricado na linha de montagem existente ao lado da linha de caminhões convencionais da Mercedes-Benz, com a montagem ocorrendo de forma integrada da estrutura básica do veículo, que é a mesma tanto para os caminhões com motores a combustão quanto para os modelos com propulsão elétrica. Depois, o eActros segue para o Future Truck Center, onde recebe a eletrificação, com a instalação das baterias e outros componentes de alta voltagem, montados em várias etapas de produção, e recebe a primeira carga nas baterias, ficando pronto para ser conduzido, voltando para a linha de produção normal para receber acabamento e inspeção final.

Os novos processos produtivos de modelos eletrificados exigem qualificação e desenvolvimento de mão de obra especializada. Desde 2018, mais de 2.500 funcionários receberam treinamento adicional para o manejo dos veículos elétricos e seus componentes de alta voltagem, que requerem importantes medidas de segurança, no centro de treinamento da Mercedes-Benz em Wörth.

“Este é um momento histórico para a nossa fábrica, mas também para a nossa região. O futuro do transporte virá de nossa fábrica na Renânia-Palatinado. Serão criados novos empregos e novos perfis de trabalho para os nossos colegas e, com eles, novas oportunidades de formação e qualificação. Nossa fábrica está se transformando e nós a estamos moldando juntos!”, finaliza Thomas Zwick, presidente do Conselho de Trabalhadores da fábrica da Mercedes-Benz de Wörth.

Foto: Mercedes-Benz