Volvo recebe pedido de 100 caminhões FM elétricos na Europa

A Volvo Trucks recebeu um pedido de 100 unidades do caminhão FM Electric da DFDS (Det Forenede Dampskibs-Selskab), a maior empresa de transporte e logística do Norte da Europa, com sede na Dinamarca, que fornece serviços de balsa e transporte em toda a Europa e regiões vizinhas, gerando receitas anuais de 19 bilhões de coroas dinamarquesas, atuando em mais de 20 países e contando com 10 mil colaboradores. Até o momento, esta é a maior encomenda de caminhões elétricos Volvo e uma das maiores de todos os tempos para caminhões elétricos pesados em todo o mundo.

“Este é um marco importante em nosso compromisso com o transporte livre de combustíveis fósseis e estou muito orgulhoso da parceria que temos com a DFDS. Juntos, estamos mostrando ao mundo que a eletrificação do transporte por caminhões pesados já é uma solução viável. Acredito que isso incentivará muitos outros clientes a terem a segurança de dar o primeiro passo em sua jornada de eletrificação”, comenta Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

As primeiras entregas dos modelos Volvo FM Electric para a DFDS ocorrerão no quarto trimestre de 2022 e continuarão ao longo de 2023. Os caminhões serão utilizados para transporte de curtas e longas distâncias no sistema logístico da DFDS na Europa.

“Na DFDS, estamos determinados a fazer a nossa parte na redução das emissões de CO2 e na criação de uma cadeia de abastecimento sustentável. Sabemos o quanto a eletrificação é importante na jornada para alcançar nossos objetivos em CO2, e espero que possamos inspirar outros à medida que avançamos nessa transição vital”, declara Niklas Andersson, vice-presidente executivo e chefe da divisão de logística da DFDS.

O FM Electric possui PBT (peso bruto total) de até 44 toneladas e autonomia de até 300, a qual pode ser aumentada com uma sessão de recarga rápida. Os caminhões podem receber tanto recargas lentas noturnas na garagem através de carregadores CA (de corrente alternada) fornecidos com os veículos, quanto recargas rápidas de alta energia em pontos ao longo da rota através de carregamento CC (de corrente contínua). A DFDS optou por uma solução em financiamento fornecida pela Volvo Financial Services.

A tendência de eletrificação no mercado de caminhões pesados vem aumentando. Na Europa, este ano já foram emplacados centenas de caminhões elétricos acima de 16 toneladas, dos quais aproximadamente 40% são da marca Volvo. A montadora iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, sendo uma das primeiras marcas de caminhões a fazê-lo. A linha Electric da marca atualmente é constituída por seis modelos de caminhões elétricos: Volvo FH, Volvo FM, Volvo FMX, Volvo FE e Volvo FL na Europa, e Volvo VNR na América do Norte.

“Nosso objetivo claro é impulsionar a mudança para caminhões elétricos e nossa liderança nesse mercado demonstra que estamos definitivamente no caminho certo. Nossa meta para 2030 é que metade das nossas entregas globais de caminhões sejam de veículos elétricos. Temos o prazer de ver que o crescente interesse entre nossos clientes está começando a se refletir em pedidos firmes, em especial neste pedido impressionante da DFDS”, finaliza Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Foto: Volvo