VWCO atinge marco de 10 mil ônibus inspecionados em parceria com encarroçadoras

A VW Caminhões e Ônibus celebra o marco de 10 mil ônibus inspecionados por equipes da marca em parceria com encarroçadoras neste mês de setembro. O projeto, chamado de Bus ZP9, tem como missão garantir a conformidade da interface entre chassi e carroceria nas implementadoras de carrocerias de ônibus através de uma boa estrutura de atendimento e suporte para garantir a entrega de produtos com qualidade para os clientes.

“O resultado das inspeções pode ser acompanhado diretamente da fábrica da VWCO através de um aplicativo, um verdadeiro sistema de gestão a distância. A área de Qualidade conta com o apoio de analistas e inspetores que acompanham o processo de encarroçamento presencialmente. Os resultados são transferidos em tempo real para o sistema no qual, através do gerenciamento de dados, determinam-se responsabilidades e ações no processo de solução de falhas”, ressalta Célio Montanha, diretor da área de Qualidade Assegurada da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A montadora é responsável também pela capacitação dos analistas e inspetores que ficam alocados nas fábricas de carrocerias. Esses profissionais recebem treinamento na sede da VWCO em Resende (RJ), conhecendo todo o Consórcio Modular, a linha de produção dos chassis, os produtos e processos de qualidade para tornarem-se capacitados para realizar as avaliações.

Em apenas quatro anos, a montadora já reduziu substancialmente gastos com reparos em garantia através da eficiência do seu time de atendimento com foco na qualidade dos produtos e serviços com o padrão mundial do Grupo Traton. Sempre ampliando o projeto e atendendo a mais fábricas, entre as atuais encarroçadoras atendidas estão Busscar, Caio, Comil, Marcopolo e Mascarello.

Tendo em vista os resultados positivos e o sucesso da iniciativa, a VW Caminhões e Ônibus projeta que até novembro deste ano terá uma equipe especializada em todas as encarroçadoras que implementam chassis da família Volksbus, devendo ser atendidas ao todo 11 fábricas distribuídas em todo o território nacional.

Foto: VWCO