Divisão on-highway se separa da CNH Industrial e se torna Iveco Group

Um novo grupo industrial surge a partir da cisão da CNH Industrial. A linha on-highway, responsável pelos segmentos destinados essencialmente ao transporte rodoviário de cargas, passa a se chamar Iveco Group, integrando oito marcas. A nova companhia entrará oficialmente em atividade no início de 2022 como uma holding e já teve seu logotipo revelado (foto).

O logo utiliza uma fonte sóbria mas elegante, que indica modernidade e sofisticação, em cor cinza que evoca a atuação industrial do grupo, de marcas voltadas à utilização profissional, ao trabalho, e separando os nomes “Iveco” e “Group” um ponto azul que representa o senso de confiabilidade e a inovação sustentável, ficando como ponto focal do logotipo, indicando a unidade das marcas do grupo em um objetivo comum. “Com design leve e discreto, atribui importância às suas marcas e homenageia o seu patrimônio rico e partilhado, traçando claramente uma trajetória de avanço para todas elas, em conjunto”, declarou a companhia em nota oficial.

Na parte inferior do logo constam as oito marcas que compõem o grupo, sendo ao centro as duas marcas de negócios-chave, a Iveco, marca que deu origem ao grupo, que produz veículos comerciais leves, médios e pesados, e a FPT, responsável pelos motores e transmissões que equipam os produtos de todas as marcas do grupo, além de ser fornecedora de clientes e de geração de energia.

À direita estão as marcas para aplicações especiais, a Iveco Defence Vehicles, especializada em veículos de defesa, a Astra, responsável por caminhões de mineração, vocacionais e para transporte de cargas superpesadas, e a Magirus, renomado braço dedicado aos veículos e equipamentos de combate a incêndios.

À esquerda estão as divisões Iveco Bus e Heuliez, dedicadas ao segmento de ônibus, e a Iveco Capital, braço financeiro do grupo, posicionada estrategicamente no início da cadeia de marcas com a intenção de indicar que apoia todas elas, devendo ter papel fundamental nos novos modelos de negócios do Iveco Group, em especial na área de energias alternativas.

A Iveco independe-se da CNH Industrial e volta a ser um grupo do setor caminhonístico. A CNH permanece como produtora de tratores para os setores agrícola e de construção. Criada em 1975, a Iveco (abreviatura de Industrial Vehicles Corporation) integrava originalmente cinco marcas europeias fabricantes de veículos comerciais: Fiat Veicoli Industriali, Lancia Veicoli Speciali, OM, Magirus-Deutz e Unic. No início da década de 80 foi realizada a fusão dessas divisões, com os veículos passando a ser comercializados com uma só marca, Iveco, com exceção da Magirus, que permaneceu como divisão especializada do grupo.

Assista ao vídeo de apresentação do logotipo do novo Iveco Group

Foto: Iveco Group