VW lança novo superônibus urbano Volksbus 22.280 com até 15 metros de comprimento

A VW Caminhões e Ônibus está apresentando o novo chassi de ônibus Volksbus 22.280 ODS destinado a operações de transporte coletivo urbano, com a maior capacidade técnica do segmento, de 22 toneladas, para transportar aproximadamente 115 passageiros, podendo receber encarroçamento de até 15 metros de comprimento total. Antes de seu lançamento, o modelo foi amplamente testado em condições reais de operação nas ruas de Curitiba (PR) no final de 2020 e início deste ano.

O novo chassi surgiu de análise minuciosa realizada pelo time da VWCO, que identificou a demanda do mercado por ônibus com maior capacidade de levar passageiros, tendo em vista a necessidade do distanciamento social em função da pandemia da covid-19. Assim, o modelo apresenta aumento de cerca de 30% na capacidade de transporte em relação aos ônibus urbanos tradicionais, reduzindo o custo operacional quando comparado a veículos maiores, como os articulados. Por ser mais leve, o veículo consome menos combustível, além de possuir menor custo de manutenção.

O superônibus é equipado com suspensão pneumática, o que resulta em maior conforto, e com motor MAN D08 de 277 cv de potência acoplado a uma transmissão ZF de 6 marchas. A novidade do 22.280 é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, permitindo que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas, mas possibilitando maior flexibilidade de configurações de implementação de carrocerias, conforme com a necessidade da operação do cliente.

“Nossa motivação é oferecer produtos sob medida para os nossos clientes, e o Volksbus 22.280 é um exemplo desse nosso esforço. Esse modelo é uma alternativa para aprimorar o transporte de passageiros nas grandes cidades, aliando o atendimento às necessidades dos clientes com a entrega de um desempenho diferenciado, que gera o melhor custo operacional”, finaliza Jorge Carrer, diretor adjunto de Vendas de Ônibus da VW Caminhões e Ônibus.

Foto: VWCO