Mercedes-Benz completa 65 anos de Brasil e lança Actros Coração Estradeiro para celebrar

A Mercedes-Benz está comemorando 65 anos de atividades no Brasil, completados nesta terça-feira (28). A montadora começou a produzir no país e lançou em 1956 o primeiro caminhão L 312 “Torpedo” e o primeiro chassi de ônibus LP 312, sendo uma das pioneiras da indústria automobilística brasileira e atualmente mantém-se como a maior fabricante de veículos comerciais da América Latina e uma unidade estratégica na atuação global do Grupo Daimler, tanto para o mercado interno quanto para mercados de vários outros países.

A marca realizou uma live pública para celebrar os 65 anos que contou com a participação dos executivos da companhia Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina, Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Jefferson Ferrarez, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Karin Rådström, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses, Marcus Breitschwerdt, líder global da Mercedes-Benz Vans e Matthias Lührs, líder de Automóveis Overseas.

Para comemorar o aniversário da montadora no Brasil, a Mercedes-Benz apresentou a série especial do caminhão extrapesado Actros Coração Estradeiro, em quantidade limitada a 65 unidades e que serão vendidos somente pelo Showroom Virtual Star Online. A cor da cabine, no tradicional prata semelhante ao usado pelos carros de corrida “flechas de prata” da marca, os detalhes de design e outros itens do bruto foram sugeridos através de pesquisa com caminhoneiros de todo o Brasil, seguindo o lema “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz” da marca. Os clientes também poderão personalizar os caminhões com seus sobrenomes através da campanha promoção “Caminhão com Nome e Sobrenome” realizada recentemente pela Mercedes-Benz.

“Uma iniciativa como essa é a união perfeita da razão com a emoção. O que pulsa dentro do peito de cada colaborador na Mercedes-Benz é o que também pulsa dentro de cada um dos nossos clientes: um coração estradeiro. Esse é o tema do novo Actros Série Especial 65 anos, que se refere tanto aos caminhoneiros quanto à Mercedes-Benz. Afinal, um coração estradeiro é o que nos une”, destacou Roberto Leoncini.

A Mercedes-Benz do Brasil possui atualmente o maior complexo industrial, o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Daimler fora da Alemanha e o maior centro mundial de competência do grupo para o desenvolvimento de chassis de ônibus. “Sabemos que as tecnologias avançam e nos levam a novos cenários com a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, conectividade e tantos recursos que chegam a cada dia para ampliar nossas possibilidades de inovação. Mas, acima de tudo, acreditamos no futuro porque desenvolvemos e confiamos nas pessoas e nas relações que construímos com cada um. Relações que nos fazem ampliar o nosso olhar para além dos portões das nossas fábricas e estender o nosso compromisso para o desenvolvimento social e econômico dos mais de 213 milhões de brasileiros. Falo das nossas ações que transformam tantas vidas, como as Unidades Móveis de Saúde, os Ônibus da Vacinação, o projeto Estrelas do Amanhã e tantos outros ao longo dessas mais de seis décadas”, ressaltou Karl Deppen.

Nos segmentos de veículos leves, a Mercedes-Benz repete no Brasil o reconhecimento que possui no mundo. Em 2020, a Interbrand elegeu-a como a marca de automóveis de luxo mais valiosa, e neste ano, a Mercedes-Benz também foi eleita a mais valiosa da Europa pela Brand Finance pelo segundo ano consecutivo. “Esse reconhecimento se deve ao nosso foco em soluções de mobilidade e sustentabilidade para hoje e para o futuro, tanto para o segmento de automóveis quanto para vans. Mas, acima de tudo, a nossa estratégia está focada nas pessoas. São os colaboradores e nossos parceiros da rede de concessionários Assobens e Abracam que estão alinhados aos desejos e necessidades dos nossos clientes. São eles os responsáveis por atingirmos grandes marcos em automóveis e vans no Brasil”, enfatiza Jefferson Ferrarez, presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

“Em 1956, quando os primeiros caminhões e ônibus saíram das nossas linhas de montagem, a Mercedes-Benz dava um passo muito importante para o desenvolvimento do setor automotivo brasileiro. Naquela época, São Bernardo do Campo (SP) tinha cerca de 50 mil habitantes. Hoje, são mais de 800 mil. Crescemos muito juntos. Evoluímos com a cidade, com o Brasil, com cada cliente, com cada colaborador e com todos os nossos parceiros. Expandimos nossa operação e chegamos depois a Campinas (SP) e a Juiz de Fora (MG) e também a cada canto desse Brasil por meio da nossa ampla Rede de Concessionários. Nós sempre acreditamos no Brasil. Temos orgulho do nosso passado, do nosso presente e mais ainda do que está por vir, do que deixaremos como legado para a sociedade”, afirmou Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.

“Olhando pelo retrovisor, quanta coisa boa temos para relembrar. E como é gratificante falar da relevância da Mercedes-Benz para o segmento de caminhões e ônibus. Trouxemos para o nosso mercado o novo Actros, o caminhão mais inteligente, eficiente, conectado e seguro do Brasil. E acabamos de dar o primeiro passo rumo à eletromobilidade com o chassi de ônibus urbano eO500U, apresentado recentemente. O primeiro ônibus elétrico desenvolvido e produzido no nosso País. Mas sabemos que o sucesso da Mercedes-Benz não se faz sozinho. São produtos, pessoas e um propósito compartilhado também pela nossa Rede de Concessionários, a maior do País. São essas parcerias que nos trouxeram até aqui. E queremos continuar a construir histórias de sucesso, com pessoas e negócios que brilham pelo nosso País”, declarou Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“É uma honra poder comemorar os 65 anos da Mercedes-Benz no Brasil. Uma grande alegria saber que nossos automóveis e vans também fazem parte dessa história de sucesso. É uma jornada de grandes conquistas e muitos desafios. Afinal, é uma imensa responsabilidade representar em nosso país a marca que inventou o automóvel. Nossa trajetória nos preparou para que o futuro seja ainda mais promissor e mais sustentável, sempre revolucionando as tecnologias, a mobilidade, os negócios de nossos clientes e gerando novas possibilidades para toda a sociedade”, finalizou Jefferson Ferrarez.

Foto: Mercedes-Benz