Iveco adota estratégia de foco total nos clientes e tem planos de lançar novos produtos

A Iveco vem adotando nova ação de marketing com o objetivo de enfatizar para o mercado brasileiro as qualidades e vantagens dos produtos da marca e deixar evidente sua missão com foco total em entregar soluções aos clientes. Apesar da crise oriunda da pandemia do novo coronavírus que impactou a economia global, a montadora italiana vem atravessando uma de suas melhores fases no Brasil, onde possui moderno complexo industrial em Sete Lagoas (MG), registrando um crescimento de 30% em vendas no ano passado em um mercado que apresentou queda de 11%.

Para concentrar-se nessa nova etapa da marca, a Iveco informou, em coletiva on-line à imprensa, que as divisões de veículos comerciais on-highway e de powertrain se tornarão independentes da CNH Industrial, devendo as marcas Iveco, Iveco Bus, Iveco Defence Vehicles, Magirus e FPT formarem um novo grupo industrial, com nome ainda a ser definido. A CNH permanecerá como grupo especializado na produção somente de tratores agrícolas e de construção. “Esse é um passo muito importante para nossa operação na América do Sul, que fortalecerá ainda mais o negócio e, tenho certeza que, junto com nosso time, continuaremos expandindo a participação da marca na região”, destaca Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América do Sul.

Entre as medidas tomadas pela Iveco com intuito de solidificar a imagem da marca no país, estão a ampliação da sua rede de atendimento no território nacional, e o desenvolvimento de produtos e serviços. Recentemente, a montadora inaugurou as novas concessionárias Audax em João Pessoa (PB), Covezi em Araguaína (TO), Gallotti em Vitória da Conquista (BA), Covezi em Senador Canedo (GO) e o ponto assistencial da Mattana em Santa Maria (RS), totalizando 80 pontos de atendimento de norte a sul do Brasil.

“Reforçamos nossa equipe de ponta com mais de 800 novos colaboradores que mantém a marca nesse movimento contínuo para proporcionar ao mercado produtos alinhados com a linha global da Iveco, por exemplo, no desenvolvimento de modelos movidos a combustíveis alternativos. Isso inclui também o pós-venda e, para isso, nosso esforço continua na ampliação da gama de serviços e dos pontos de atendimento em 100% dos estados brasileiros”, salienta Querichelli.

Outra atividade que faz parte da nova etapa da montadora é o investimento em combustíveis alternativos através do programa Natural Power, que será desenvolvido e implementado no Brasil em parceria com fornecedores e clientes. Entre as soluções, está o gás natural, combustível em que a Iveco apresenta tecnologia que é referência na Europa e também em outros mercados, como o argentino.

“Temos expertise nesse tipo de tecnologia e, agora, chegou a vez de trilharmos esse caminho, irreversível, rumo à sustentabilidade aliada à rentabilidade da operação do cliente. Com orgulho lançamos o novo programa Brasil Natural Power, que vai desenvolver e adaptar nossa expertise global em combustíveis alternativos para os segmentos e condições brasileiras. Seremos a marca com a melhor e mais completa solução nesta área para nossos clientes”, reforça o presidente da Iveco.

Para expandir sua presença no mercado brasileiro, a marca apoia-se em uma de suas grandes vantagens em relação à concorrência, que é a disponibilidade de uma linha completa de veículos comerciais, que vai de de 3,5 a mais de 70 toneladas, atendendo todos os segmentos do transporte e logística, desde VUCs de distribuição urbana da família Daily até os caminhões extrapesados das linhas Hi-Road e Hi-Way. No primeiro semestre deste ano, o mercado cresceu 50%, enquanto a Iveco cresceu 71%, sendo a marca full-liner que mais cresce no país.

Em conjunto com a linha completa de produtos à venda, a marca também aposta em serviços que modernizem e agilizem o atendimento ao cliente no pós-venda. “Alta tecnologia aliada ao baixo custo de operação é nossa receita de sucesso. A estratégia para continuarmos crescendo é a satisfação total do cliente, na venda e no pós-venda. Destaque também para o lançamento do canal de e-commerce de peças da Iveco no Mercado Livre, que trará mais comodidade para o cliente e colocará a marca alinhada à crescente demanda do comércio eletrônico”, ressalta Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco.

Além da sua família de veículos de carga, a marca também busca a expansão da sua divisão Iveco Bus, especializada em ônibus. A montadora conta com um portfólio completo nos segmentos de vans, micro-ônibus e chassis com motorização dianteira, destinados a aplicações urbana, intermunicipal, fretamento, executivo, turismo e escolar. Destaque para os recentes lançamentos da Iveco Bus, o Daily Minibus e o chassi 10-190 que acaba de ser apresentado na Lat.Bus 2021. A marca ainda não atua no Brasil no segmento de ônibus rodoviários e não informa planos de ingressá-lo, no momento a Iveco Bus concentra-se em consolidar-se de modo orgânico nos segmentos em que está presente atualmente no mercado brasileiro.

Com objetivo de reforçar sua atuação no segmento de caminhões vocacionais e de ampliar a participação da linha Tector no mercado brasileiro, a Iveco também lançou recentemente o novo Tector Auto-Shift Coletor, especialmente desenvolvido para a coleta urbana de resíduos. “Esse caminhão foi projetado pelo cliente e para o cliente. Foi ouvindo quem trabalha nesse segmento que desenvolvemos, a partir de um produto que já é vencedor, essa nova versão vocacional. Temos agora o único caminhão do mercado nesta configuração, com câmbio automatizado. Aliás, posso dizer que temos a solução mais rentável do segmento”, afirma Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul.

Para o segmento de veículos comerciais leves, no qual a Iveco é referência no país, a marca anuncia que lançará em janeiro de 2022 o novo Iveco Daily 3,5 toneladas Euro VI, atendendo às normativas do Proconve 8, mantendo as características que tornam o modelo bem-sucedido no mercado, mas com atualização mecânica que o torna ainda mais ambientalmente sustentável.

Outra ação que vem sendo amplamente veiculada nas mídias sociais da montadora é a campanha “Chega de Achômetro! Vamos aos Fatos”, com o objetivo de desfazer boatos infundados quanto à sua linha de caminhões extrapesados Hi-Road e Hi-Way e valorizar as qualidades dos veículos para o transporte rodoviário, demonstrando atributos como potência, conforto, segurança, atendimento pós-venda, baixo custo operacional e rentabilidade através de declarações de clientes da marca em vídeos. A Iveco registrou o maior crescimento do segmento de pesados no primeiro semestre deste ano no Brasil, com alta de 107% em vendas.

“Vamos mostrar ao mercado que a Iveco não para, e isso não é só uma estratégia de marketing, é o que nos move nessa nova etapa da marca, é a nossa forma de dizer para o cliente que ele pode esperar de nós empenho total para construirmos uma parceria de sucesso. Vamos, de maneira incansável, trabalhar para que nossos clientes possam atingir seu potencial máximo”, finaliza Pereira.

Foto: Iveco