Iveco Bus lança novo chassi de ônibus 10-190 na Lat.Bus 2021

A Iveco está apresentando na feira do transporte coletivo Lat.Bus 2021, realizado em formato virtual devido à pandemia, o novo chassi 10-190, destinado a micro-ônibus. O modelo apresenta PBT de 10,5 toneladas, o maior entre todos os chassis de micro-ônibus do mercado, e a maior potência e torque da categoria (190 cv e 610 Nm), com excepcional versatilidade para vários tipos de implementação para aplicações de transporte urbano, fretamento, turismo e executivo.

Com capacidade para 36 passageiros, o 10-190 foi projetado e desenvolvido no polo de desenvolvimento da Iveco em Sete Lagoas (MG), onde a montadora conta com um campo de provas onde realiza testes e simulações que simulam as situações reais de utilização do veículo. O modelo surgiu para atender à demanda no segmento percebida pelo time da marca. “Trabalhamos para antecipar tendências que atendam às necessidades do setor. O resultado é o nascimento do Iveco Bus 10-190”, destaca Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus.

Um dos requisitos mais considerados pelos operadores de transporte de passageiros para a escolha de um veículo é a economia de combustível e, para atender a isso, o 10-190 é equipado com transmissão de 6 marchas, sendo o único no segmento com a sexta marcha, permitindo melhor escalonamento e, consequentemente, maior economia de combustível. “Nosso objetivo é proporcionar um chassi que tenha um ótimo custo total de propriedade (TCO) e que ofereça segurança e conforto para motoristas e passageiros”, declara Roberto Pavan, gerente de Marketing da Iveco Bus.

Os 190 cv de potência do motor da FPT Industrial permitem operar com um equipamento de ar condicionado ligado sem comprometer a performance do veículo, o que é muito vantajoso especialmente em países que apresentam regiões que atingem altas temperaturas, como o Brasil. O torque máximo disponível do 10-190, na faixa entre 1.350 a 2.100 rpm, permite ao motorista adequar a velocidade do veículo aumentando ou reduzindo a aceleração, sem a necessidade de troca de marchas, o que resulta em menor consumo de combustível e em maior conforto para o condutor.

O novo chassi conta com itens de série que valorizam o bem-estar dos passageiros a bordo e a praticidade para quem dirige, quem implementa e quem realiza a manutenção do veículo, como predisposição para instalação de ar condicionado, posição do motorista desenvolvida com foco na ergonomia, painel de instrumentos de fácil leitura e interpretação, itens de inspeção diária, como nível do óleo, localizados na parte frontal para facilitar a verificação e a manutenção.

O novo Iveco Bus 10-190 chega como opção competitiva em um segmento que apresenta crescente demanda pela necessidade de aumento de frotas para que os passageiros sejam transportados com maior distanciamento social exigido pelos protocolos sanitários, além do potencial aquecimento com o fim da pandemia da covid-19. “Nós enxergamos dois movimentos opostos no mercado. Enquanto o transporte coletivo quase parou, o mercado de fretamento se fortaleceu. Estamos atentos a isso e o cliente pode ter a certeza de que não mediremos esforços para aumentar nossa capacidade operacional. Nosso objetivo é ampliar nossa participação de mercado de forma sustentável e duradoura”, finaliza Fetzner.

Características do Iveco Bus 10-190

Alternador de 90 amperes e baterias de 135 amperes
Suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas e barra estabilizadora
PBT (peso bruto total) de 10,5 toneladas
Entre-eixos de 4.500 mm a 4.800 mm
Distribuição da capacidade de carga: dianteira (3,6 toneladas) e traseira (6,9 toneladas)
Pneus 235/75 R 17,5 e rodas 17,5 x 6,75
Escapamento com saída na traseira (para facilitar o processo de encarroçamento)
Freios pneumáticos a tambor dianteiros e traseiros
Capacidade do tanque de combustível de 150 litros
Capacidade do tanque de ARLA de 27 litros (o maior da categoria)

Foto: Iveco