Brasdiesel, primeira concessionária Scania, celebra 64 anos de fundação

A Brasdiesel, concessionária Scania, comemora neste mês 64 anos de início de atividades. A empresa foi fundada em 1957 por Olinto Luiz Biazus em Caxias do Sul (RS), sendo a primeira concessionária no Brasil da marca sueca, que já tinha seus caminhões montados no país em sistema CKD pela companhia brasileira Vemag. Em 1958, a concessionária tornou-se sociedade anônima, adotando a razão social Brasdiesel S.A. Comercial e Importadora e ganhando uma nova sede moderna e arrojada criada pelo arquiteto Hugo Grazziotin, inaugurada em 1959.

A Brasdiesel realizou, em 1960, a entrega das três primeiras unidades do caminhão Scania de fabricação nacional, o modelo L75, e a concessionária foi designada pela fábrica como representante da Scania-Vabis no estado do Rio Grande do Sul. Em 1962, foi inaugurada uma nova matriz da concessionária em Caxias do Sul, onde permaneceu por 40 anos. A empresa construiu instalações maiores próximas à BR-116, rodovia com intenso fluxo de carretas.

A primeira filial da Brasdiesel foi inaugurada em 1975 em Carazinho (RS) e em 1979 surgiu a segunda filial em Ijuí, no noroeste gaúcho. Em 1982, a empresa inaugurou a unidade de Lajeado (RS), e em 1996 a concessionária da cidade de Garibaldi. Em 2016, a Brasdiesel inaugurou sua atual e moderníssima matriz em Caxias do Sul, em um terreno de 50 mil m² com 16 mil m² de área construída, com ampla oficina e setor de reforma de caminhões, tornando-se a maior concessionária Scania do mundo. No ano seguinte, a empresa inaugurou nova filial em Vacaria (RS), e em 2018 surgiu a unidade de Passo Fundo (RS), totalizando seis filiais que atendem 356 municípios gaúchos.

“Ao longo destes 64 anos, conquistamos mais de 40 mil clientes, sendo motoristas autônomos pequenos, médios e grandes frotistas, companhias de seguros e investidores. A confiabilidade e a facilidade na negociação ajudaram muito na aproximação, fazendo com que os clientes nos reconhecessem como verdadeiros amigos, e com essa união o sucesso chega e continuaremos crescendo e nos mantendo jovens”, declara Volnei Misturini, diretor administrativo da Brasdiesel.

Nesta ano, a Brasdiesel abriu o segundo turno do Centro de Restauração, passando a atender até as 2h da manhã. “Para atender a demanda atual e futura, ampliamos o horário de atendimento do Centro de Restauração de Caxias do Sul. Aumentando para 18 horas de trabalho diário, estamos gerando mais empregos (incremento de 20% do efetivo) e entregando um volume maior em serviços de reparação, cuja a excelência do nosso Pós-Vendas é reconhecida pelos nossos clientes”, afirma Cláudio Padilha, gerente-geral de Pós-Vendas do grupo.

A Brasdiesel já prepara as comemorações para os 65 anos da companhia no próximo ano. “O ano de 2022 será histórico para a Brasdiesel, vem aí os 65 anos da concessionária, são mais de seis décadas de história. Este ano, devido ao cenário pandêmico não será possível fazer nossas inesquecíveis confraternizações com os clientes. Mas para comemorar os 65 anos do grupo, a Brasdiesel estará trabalhando com ações alusivas ao aniversário durante todo o ano. Em janeiro iniciaremos com o lançamento de uma série comemorativa de caminhões exclusivos do grupo, com pintura e design moderno, pacotes de soluções completas e condições especiais para aquisição”, finaliza Calos Leite, diretor-geral da Brasdiesel.

Fotos: Brasdiesel