Caminhões

Iveco lança novo Tector Auto-Shift Coletor especial para coleta de resíduos

A Iveco anunciou nesta segunda-feira (13), em coletiva on-line com a imprensa, o novo Tector Auto-Shift Coletor, caminhão vocacional da consagrada linha Tector destinado especificamente para a operação de coleta de resíduos, sendo o único do segmento equipado com transmissão automatizada. O novo câmbio foi desenvolvido e testado pela engenharia da Iveco em parceria com clientes em operações reais de coleta de resíduos, recebendo vários reforços e alterações com objetivo de ampliar a robustez que a aplicação exige.

Dentre as modificações da Auto-Shift, destaque para os reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a operação de coleta, caixas planetárias reforçadas com arruelas de bronze e novos materiais de engrenagem para maior robustez. Todas essas adequações garantem durabilidade e confiabilidade para essa nova transmissão automatizada de 10 marchas, além de proporcionar cerca de 20% de redução de consumo de combustível na operação, se comparado à transmissão automática, e apresenta 12 funções, sendo quatro exclusivas da Iveco. Outro recurso da nova caixa automatizada é o Skip Gear, que realiza automaticamente trocas fora da sequência convencional dependendo da carga, velocidade e inclinação da pista.

Atenta às constantes paradas desse tipo de veículo para realizar a coleta em cidades que podem apresentar terrenos íngremes, a Iveco apresenta o novo Tector Coletor equipado com o Hill-Holder, item de série que garante a partida do veículo com segurança em ladeiras. Por meio de sistemas eletrônicos, quando o motorista tira o pé do pedal de freio o veículo automaticamente mantém o sistema de frenagem ativo, sendo liberado somente quando o acelerador for acionado, proporcionando maior segurança na operação. O pedal do acelerador é progressivo, permitindo que o motorista encontre facilmente a melhor faixa de torque do motor, proporcionando assim maior economia.

“Nossa estratégia é nos aproximarmos de nichos de mercado com esse perfil, vocacional, para conquistarmos espaço com produtos desenvolvidos com foco em quem atua diretamente nessas áreas. Um bom exemplo disso é a transmissão Auto-Shift que foi projetada para atender as peculiaridades da operação de coleta de resíduos com robustez e a garantia de termos o melhor conjunto para esse setor. Além da parte comercial, estamos colaborando para que esse tipo de operação seja mais eficaz, segura e rentável e proporciona benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o meio-ambiente”, destaca Bernardo Pereira, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul.

O Iveco Tector Auto-Shift Coletor é equipado com o motor NEF N67, da FPT Industrial, com 300 cv de potência e 1.050 Nm de torque, e disponível em duas configurações de entre-eixos para implementação, 4×2 e 6×2. Para o desenvolvimento do modelo, foram mais de 30 mil horas de testes e reuniões com gestores de frota, motoristas e mecânicos de empresas que atuam no segmento de limpeza urbana. A marca agregou todos os aperfeiçoamentos advindos dessa experiência com os clientes ao seu caminhão que já é um produto bem-sucedido, o Tector, que apresenta um portfólio com PBT de 9 a 31 toneladas que é reconhecido no mercado de semipesados e pesados pela robustez e versatilidade para várias aplicações.

“Aplicamos os melhores conceitos de engenharia do mercado em componentes como o eixo-trativo. Reforçamos diversos componentes e adotamos o sistema de controle de tração ASR para ampliar a segurança do usuário. Outro ponto importante é que a transmissão vem com duas marchas-ré. Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, aplicamos essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o ‘modo manobra’ que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Destaque ainda para o eixo traseiro reforçado, para o sistema de freio, que teve incremento de potência, e para as molas reforçadas, que garantem maior durabilidade da suspensão. Para complementar, o novo para-choque curto permite um ângulo de ataque maior e melhora o acesso às áreas acidentadas. Jordão ressalta que o Tector Auto-Shift Coletor está preparado para atender ao mercado de coleta de resíduos com capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos, sendo este último na versão 6×2 pusher (com último eixo trativo).

Para o conforto do motorista, o Iveco Tector Auto-Shift Coletor vem equipado de série com vidros elétricos, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, e banco do motorista pneumático. O ar-condicionado e rádio são itens opcionais. O caminhão vocacional traz itens de segurança como o controle de tração ASR (Anti-Slip Regulation), que em condições de baixa aderência controla as rodas evitando que elas girem em falso e percam tração, e a função Low, que possui dois modos de acionamento. A primeira é em
conjunto com o freio motor, indicando ao sistema que é necessário reduzir a velocidade, fazendo a transmissão reduzir as marchas
gradualmente, auxiliando na frenagem do caminhão. O segundo modo acontece quando a transmissão é acionada diretamente através da alavanca no assoalho, independente de outros sistemas de frenagem, atuando na redução das marchas e freando o veículo. Esse recurso preserva os sistemas de frenagem, reduzindo o desgaste, e proporciona mais segurança.

Foto: Iveco