Volvo lança novos chassis de ônibus B420R+ e B450R+
A Volvo do Brasil anuncia a chegada dos novos chassis de ônibus rodoviários B420R+ e B450R+, que trazem a nova geração da transmissão I-Shift e tecnologia de Aceleração Inteligente, recursos que garantem até 5% de economia de combustível, segundo a montadora. Os novos chassis são destinados a longas rotas de viagem de 400 quilômetros ou mais, implementados em versões Double Decker (duplo piso) e Low Driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), em configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420 cv e 450 cv de potência.
“A Volvo inova mais uma vez com soluções que mantêm sua plataforma de chassis rodoviários na vanguarda do setor de transportes de passageiros. Estamos apresentando produtos ainda mais modernos e com melhor desempenho para a rentabilidade do transportador”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America. “Com tecnologias sempre inovadoras, os dois modelos são o que há de mais avançado em chassis rodoviários. Sempre buscamos soluções que ofereçam mais eficiência na operação, mais segurança e conforto, mantendo os altos níveis de qualidade da marca”, complementa Paulo Arabian, diretor comercial de Ônibus da Volvo no Brasil.
O software de Aceleração Inteligente foi aprimorado para as condições de topografia, carga e condução do Brasil, proporcionando redução expressiva no consumo de diesel, um dos mais importantes itens na planilha de custos das transportadoras de passageiros. “Desenvolvemos algoritmos que identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e o peso transportado, controlando a injeção de combustível de forma precisa, independente da ação do motorista no pedal”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de Engenharia de Vendas da Volvo Buses na América Latina.
A consagrada transmissão I-Shift chega em nova versão, com novo software que permite trocas ainda mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho e o conforto em marcha. “Conjugados, o novo software do motor e a nova I-Shift podem trazer até 5% de redução no consumo, dependendo do trecho e condições de operação”, afirma Prosdócimo.
Os novos B420R+ e B450R+ trazem modificação no sistema de pós-tratamento (SCR) do motor, com sistema de dosagem de ARLA 32 atualizado com novos módulo de comando, bomba e injetores, seguindo o mesmo padrão adotado na linha de caminhões Volvo, simplificando a manutenção e reduzindo custos operacionais.
Os novos ônibus receberam nova funcionalidades no Volvo Bus Connect, aplicativo de celular que o gestor da frota, que pode agora acompanhar o desempenho de cada veículo, visualizando o consumo de diesel, tempo de condução na faixa econômica de rotações, tempo em marcha lenta, entre outras informações. Com esses dados, é possível implementar melhorias, treinando os motoristas com base em números concretos. O app Volvo Bus Connect é gratuito e está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.
Para a operação dos veículos, os modelos ganharam um novo volante, forrado em couro, agora com 50 cm de diâmetro, ergonomicamente projetado para proporcionar mais conforto e segurança ao dirigir, e um tacógrafo digital, um moderno equipamento com menor custo de operação, memória interna de até sete dias de gravação, garantindo maior conforto ao motorista e mais praticidade com o armazenamento digital dos dados.
Para a segurança, quesito tradicionalmente de honra para a Volvo, os novos B420R+ e B450R+ trazem a última geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA) mesmo em carrocerias equipadas com vidro bipartido, com um conjunto de tecnologias que ajudam a evitar acidentes, como aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa, sinal de alerta no para-brisa, piloto automático adaptativo e assento vibratório, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios eletrônicos a disco (EBS) e sistema antitravamento de freios (ABS).
A montadora informa que os chassis B420R+ e B450R+ que forem adquiridos nesta fase de lançamento terão um suporte extra do Banco Volvo, com uma inédita linha de crédito com prazos de até 66 meses e carência de até 6 meses, com início do pagamento somente a partir de 2022. As modalidades de financiamento são o Finame TLP, com parcelas variáveis, e o Finame TFB, com parcelas fixas do início ao fim do contrato.
Assista o vídeo release institucional dos novos chassis Volvo B420R+ e B450R+ neste link: https://youtu.be/tUF9-kTTW_8
Foto: Volvo